Não é segredo que o primeiro passo em qualquer empreendimento é a pesquisa e definição de uma estratégia. Essa estratégia vai determinar como será o processo de tomada de decisão.

Para o desenvolvimento de um produto, seja um site ou aplicativo, você deve seguir o mesmo conceito.

Sem uma ótima estratégia de experiência do usuário, o design provavelmente não terá recursos, elementos e usabilidade que tornem o site popular entre os usuários.

Tudo bem. Isso parece bem chato, e pode ser, realmente. Mas encare como uma etapa crucial para o sucesso do seu produto.

O que é a estratégia de UX?

Segundo Jamie Levy, a estratégia de UX é definida da seguinte maneira:

“A estratégia UX é o processo que deve ser iniciado primeiro, antes do início do projeto ou desenvolvimento de um produto digital. É a visão de uma solução que precisa ser validada com clientes potenciais reais para provar que é desejada no mercado.

Embora o UX design englobe muitos detalhes, como design visual, mensagens de conteúdo e o quão é fácil é para um usuário realizar uma tarefa, a estratégia de UX é a grande questão. É onde você pode alcançar um ou mais objetivos de negócios em condições de incerteza”.

Estratégia de UX

Outra ótima definição é dada pelo UX Planet. Vale a pena dar uma lida:

“Para diferenciar a estratégia de UX e o UX design, podemos dizer que o UX design está preocupado com a usabilidade, o conteúdo, o design de interação, enquanto a estratégia de UX se preocupa com o todo, a direção do produto e os objetivos comerciais.”.

Faça uma pesquisa

Criar uma ótima estratégia de UX requer muita pesquisa. Certo, isso pode ser cansativo. Contudo, você precisa se comunicar com vários grupos diferentes para obter uma compreensão completa do que as pessoas que visitam seu site ou usam seu aplicativo desejam e esperam.

Também é válido olhar para a concorrência e o que mais está disponível para os usuários. Como você pode criar uma experiência de site que está de acordo com o que os usuários querem e esperam, mas não é apenas uma cópia de algo que já exista?

Seu site, ou seu aplicativo, deve ser único o suficiente para atrair usuários, seja por causa do conteúdo ou do produto apresentado.

Descreva o Design

Um que você fez sua lição de casa e tem uma boa ideia do que os usuários desejam e precisam do seu site ou aplicativo, você pode começar a esboçar o design. Fazer os primeiros sketches!

O designer ou a equipe de design fará uma série de brainstorming antes de desenvolver wireframes ou protótipos.

Mapeie bem o caminho da experiência do usuário através do design. Como e o que cada usuário deve fazer enquanto navega no site ou usa o aplicativo? Defina métricas para medir esses resultados. Isso é importante.

Teste o Design

Testes de usabilidade e lançamentos beta podem ser alguns dos dias mais perturbadores da vida profissional de um designer. Será que os usuários vão fazer da forma que você espera? As pessoas vão visitar o site? Será que vai ser um fracasso ou um sucesso?

Mas não basta colocar uma versão beta lá fora e esquecê-la. Planeje uma linha de tempo específica e colete dados através de testes A/B, logs de uso, solicitações de recursos ou problemas de suporte e análises.

Após testar, avalie os resultados do teste. Coletar informações do usuário não significa nada se você não fizer algo com isso, certo? Você tem dados valiosos para que você projete um produto de alta qualidade.

Uma vez que você testou, avaliou os resultados a partir do feedback do teste de usabilidade, agora você pode lançar o produto, certo? Errado! Corrija os erros, melhore o que tem de ser melhorado, e teste o produto novamente.

Conclusão

Os melhores sites e aplicativos nunca param de evoluir, de melhorar seu design e sua experiência de usuário. As tendências de tecnologia e design mudam o tempo todo. Você precisa ficar a frente e continuar desenvolvendo seu design também.

Quais são suas estratégias para uma boa experiência de usuário do seu site ou aplicativo?


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