Uma das grandes vantagens dos softwares de prototipação é que eles são projetados especificamente para esse fim, para que forneçam o equilíbrio perfeito entre funcionalidade, curva de aprendizado e facilidade de uso.

Designers iniciantes e veteranos usam ferramentas especializadas como as que estão descritas abaixo – iniciantes pela facilidade de uso e veteranos pelos controles criados para suas necessidades específicas.

Essas ferramentas variam em seus recursos, com algumas sendo mais bem adaptadas a determinadas situações do que outras, por isso é melhor encontrar a que melhor atenda às suas necessidades.

Os principais softwares de prototipação são Invision, Axure, Flinto, Marvel, UXPin, MockFlow, JustInMind, Omnigragle.

 

Vantagens de softwares de prototipação

Essas ferramentas têm uma vantagem na medida em que são construídas especificamente para wireframing e prototipagem. Depois de aprender os recursos básicos, você pode achar ainda mais rápido criar um protótipo com esses métodos tradicionais, como protótipos de papel.

  • Velocidade – Ao falarmos com nossos próprios clientes, descobrimos que os usuários avançados podem trabalhar em ferramentas especializadas ainda mais rapidamente do que a prototipagem de papel, pois podem criar, copiar e produzir interações avançadas com apenas alguns cliques do mouse;
  • Bibliotecas de elementos – Embora ferramentas como o Invision funcionem muito bem para protótipos que clicam várias telas com interações simples (como clicar e passar o mouse), outras ferramentas como JustInMind, JustProto e UXPin vêm com bibliotecas de elementos embutidas você cria seu próprio para uso repetido);
  • Fluxograma e fluxo de usuários avançados – Fluxo e funcionalidade são os aspectos mais importantes da prototipagem, e a maioria das ferramentas vem com esses recursos integrados. A maioria das ferramentas permite gerar sitemaps à medida que você cria novas telas para criação de protótipos. lado a lado para que você possa navegar neles;
  • Colaboração integrada – Primeiro, verifique se a ferramenta selecionada possui comentários básicos e resolução de comentários. Em segundo lugar, a ferramenta precisa ser capaz de permitir a edição colaborativa e o compartilhamento de protótipos (como links). Por fim, o histórico de revisões e o armazenamento em nuvem simplificam seu fluxo de trabalho, tornando-o independente de dispositivos. Enquanto UXPin e Invision são os mais robustos, JustInMind, Just-Proto, Flinto e Marvel também têm algum nível de colaboração;
  • Apresentação simplificada – Isso pode significar exportar para PDF, um modo de apresentação integrado ou exportar para um aplicativo da Web ou móvel para uma experiência de protótipo real. A maioria das ferramentas exportará para PDF, enquanto apenas algumas, como o Mockflow, exportam para o software de apresentação, e apenas algumas, como o UXPin, permitem exportar o arquivo como um protótipo baseado em HTML. Algumas ferramentas como UXPin e Invision também possuem recursos de apresentação e compartilhamento de tela.

 

Desvantagens dos softwares de prototipação

Todas as ferramentas de prototipagem exigem um pouco de tempo para se tornarem familiares, mas podem valer a pena o esforço. No entanto, vamos nos certificar de considerar todos os aspectos antes de decidir.

  • Falta de familiaridade – Como tudo, se você nunca usou, precisará aprender. Mas um punhado de ferramentas como o UXPin e o Invision são conhecidos pela facilidade de uso e facilidade de aprendizagem;
  • Fidelidade e funcionalidade limitadas – Com exceção de ferramentas como o UXPin e o Axure, a maioria das ferramentas de prototipagem é de baixa fidelidade ou de baixa funcionalidade. Por exemplo, o Invision é usado principalmente para protótipos que podem ser clicados rapidamente. Por isso, ele é limitado a duas interações (passar o mouse e clicar) e você não pode criar nada de alta fidelidade no aplicativo (importado apenas de outro lugar). O Invision e o Flinto também permitem importar arquivos do Photoshop e do Sketch, mas os arquivos são mesclados para que você perca suas camadas (o UXPin não achata nada).

 

Por fim, não existe “a melhor ferramenta”; a melhor maneira de prototipar é a maneira que, para você, produzirá os melhores resultados. Você deve considerar as especificidades do produto e da equipe de design – quais plataformas e métodos são os designers e desenvolvedores melhor ou mais confortáveis? Quais são os objetivos específicos, prazos e limitações envolvidos com o produto com o qual você está trabalhando? Saber para onde você está indo é a parte mais importante; estamos apenas explicando as diferentes rotas para chegar lá.


Precisa de um site, aplicativo ou quer melhorar seu design?
Você pode contratar a agência Rian Design

Para palestras, workshops e cursos, fale diretamente com o Rian