Bom. Depende.

Por exemplo, se a empresa é grande o suficiente e tem muitos recursos, podem ter trabalhos distintos para UX designers (designers de experiência do usuário) e designers de interação.

Em uma equipe de design grande, pode ter um UX researcher (pesquisador), um arquiteto de informações, um designer de interação e um designer visual, por exemplo. Claro, isso é visto geralmente em empresas grandes e com uma boa cultura de design.

Para empresas menores, a maior parte do trabalho de UX design pode ser feito por 1 ou 2 pessoas, que podem ou não ter o título de “Designer de Interação”.

De qualquer forma, eis aqui algumas das tarefas que os designers de interação executam em seu trabalho diário:

Estratégia de design

A preocupação maior está nos objetivos dos usuários e quais as interações necessárias para alcançar esses objetivos.

Dependendo da empresa, os designers de interação podem ter que realizar pesquisa de usuários (User Research) para descobrir quais são os objetivos dos usuários antes de criar uma estratégia que traduza isso em interações. Em empresas grandes, como o Google e Facebook, existem equipes especializadas nisso.

Wireframes e protótipos

Isso novamente depende da descrição do trabalho da empresa, mas a maioria dos designers de interação têm a responsabilidade de criar wireframes que apresentam as interações no produto.

O canal UX Now explica bem o que são wireframes.

Às vezes, os designers de interação também podem criar protótipos interativos e protótipos de alta fidelidade que se simulam como será ou seria o produto finalizado.

Por exemplo, uma ótima maneira de desenvolver protótipos interativos é o software Axure. Eu mesmo uso bastante e acho bem completo.

Claro. Vendo assim, parece pouca coisa. Mas é longe disso. Envolve muita pesquisa e trabalho, para que o aplicativo que você ama seja realmente tão fácil e prazeroso de ser utilizado.

Conclusão

Hoje, as empresas estão se preocupando cada vez mais em desenvolverem produtos, não só bonitos, mas que apresentam ótima usabilidade, ergonomia e experiência do usuário.

E por isso que o designer de interação é essencial para o sucesso de um produto digital.

A tarefa do designer de interação é criar sites, aplicativos, sistemas, ou seja lá qual for o produto digital, sempre de acordo com o que o público-alvo precisa.

Ele deve simplificar o mundo criando designs que solucionem problemas e que facilitem a execução de tarefas de um certo produto.

Que aplicativo ou site você considera ter um bom design? Por quê?


Precisa de um site, aplicativo ou quer melhorar seu design?
Você pode contratar a agência Rian Design

Para palestras, workshops e cursos, fale diretamente com o Rian