O design de interação é um componente importante dentro do vasto mundo do design de experiência do usuário (UX).

Em poucas palavras, design de interação é o design da interação entre usuários e produtos.

Parece óbvio, certo?

Geralmente, quando as pessoas falam sobre o design da interação, os produtos tendem a ser aplicativos, sites ou sistemas. Mas não é exclusivo a isso.

O objetivo do design de interação é criar produtos que permitam ao usuário alcançar seus objetivos da melhor maneira possível.

Certo. Isso pode parecer amplo. É porque o campo é realmente bastante amplo: a interação entre um usuário e um produto geralmente envolve elementos como estética, movimento, som, espaço entre outros.

Como você deve ter percebido, design de interação e design de experiência do usuário (UX design) tem uma ligação muito próxima e forte. Afinal, o UX design preocupa-se com a experiência de usar um produto, e a maior parte dessa experiência envolve alguma interação entre o usuário e esse produto.

Mas o UX design é muito mais do que o design de interação. Não é somente uma camada dentro do processo de desenvolvimento de um produto. Envolve outras etapas, como a pesquisa de usuário, testes de usuários e usabilidade teste etc.

Mas vamos por partes. Este post é sobre design de interação. UX design é outra história.

Questões importantes para os designers de interação

Para entender como os designers de interação trabalham com as 5 dimensões para criar interações significativas, podemos analisar algumas questões importantes que eles fazem ao projetar (criar designs) para os usuários, conforme dito pelo usability.gov:

  • O que um usuário pode fazer com o mouse, o dedo ou a caneta para interagir diretamente com a interface?
  • E a respeito da aparência (cor, forma, tamanho etc.), que pistas dá ao usuário sobre como funciona e ele pode utilizar o produto?
  • As mensagens de erro fornecem uma maneira para o usuário corrigir o problema ou explicar por que o erro ocorreu?
  • Que retorno um usuário obtém quando uma ação é realizada? O sistema fornece feedback para deixar o usuário ciente do que está acontecendo? Lembra das 10 heurísticas de Nielsen?
  • Os elementos da interface têm um tamanho razoável para interagir?
  • Os formatos padrões ou familiares são usados? Os elementos e formatos padrão são usados ​​para simplificar e aprimorar a capacidade de aprendizado de um produto. Não invente uma interface revolucionária, totalmente nova de tudo que o usuário já viu. Ele simplesmente irá demorar a entender como usá-la.

Conclusão

Neste post, falei brevemente o que é design de interação. Este é um assunto extenso e irei abordar em outros posts, certamente.

Os designers de interação são extremamente importantes para que sejam criados bons produtos, fáceis de serem usados e funcionais.

Qual o aplicativo ou site que tem o melhor design na sua opinião? E o pior?


Precisa de um site, aplicativo ou quer melhorar seu design?
Você pode contratar a agência Rian Design

Para palestras, workshops e cursos, fale diretamente com o Rian