Depende.

Primeiro: o seu site é um SaaS, um portal de notícias, um portal de empregos, ou algum outro tipo de site no qual os usuários interagem e que já possui uma considerável base de usuários?

Caso seu site já tenha uma grande quantidade de usuários ativos, ou seja, que usam seu site, seja diariamente ou semanalmente, talvez o design feio do seu site funcione. Então, vá com calma.

Se o seu site tem um design feio, mas não está prejudicando a captação de leads e de novos clientes, não se importe tanto com ele.

Claro. Não exagere.

O design feio pode destruir a imagem de um produto

O design feio pode transformar sua empresa em algo de baixa qualidade e com pouca credibilidade, aos olhos de quem a vê, principalmente as pessoas que ainda não conhecem sua marca.

Isso vale para qualquer produto.

Imagine que você veja 2 biscoitos (ou bolachas) na prateleira do supermercado. Você não conhece nenhum dos dois e não sabe qual é o melhor. Eles têm o mesmo preço. Porém, um tem a embalagem bastante feia e o outro, é atraente, com cores vivas.

Provavelmente, você iria comprar o produto com o design de embalagem mais bonito. É o primeiro contato e impressão que você tem com o produto.

Porém, nem tudo é beleza. Se seu produto – seja um site, aplicativo ou um sistema – já funciona e você não tem problemas com ele, pense duas vezes antes de alterar seu design, mesmo que o design dele seja feio.

Veja um artigo que escrevi sobre o design feio do Craiglist. Ele é feio, sabemos bem disso. Mas funciona. E é isso que importa.

Design feio não é design ruim

Se o design do seu site ou aplicativo é feio, mas vende (ou capta leads, ou seja lá qual for o seu objetivo), não há motivos para se preocupar com ele. Pelo menos, não muito. O aspecto visual dele pode ser ruim, mas isso não quer dizer que seu design também seja.

Pode ser que, na maioria dos casos, o design feio esteja atrelado a um mal projeto, seja em relação a usabilidade, experiência do usuário, disposições de elementos importantes como Call to Actions, mas não necessariamente o seu design feio seja ruim para seu negócio.

No entanto, é importante se basear em análise de dados, relatórios de vendas e de geração de leads, e não simplesmente deduzir com base em opiniões ou, popularmente dizendo, em achismos.

Cuidado antes de fazer o redesign do seu site ou aplicativo

Algumas perguntas simples devem ser feitas antes de você tentar criar um novo design para seu site, aplicativo ou software:

  • As visitas em seu site continuam aumentando todo mês?
  • Os usuários em seu site estão convertendo?
  • Se seu site é um e-commerce, as vendas continuam a crescer?
  • Seu site é responsivo?

Se o design do seu produto ou serviço é feio mas gera resultados e traz dinheiro – ou leads, clientes, seja lá qual for seu objetivo – então, ele funciona e é bom!

E se seu design está funcionando, mesmo sendo feio, então é bom tomar muito cuidado ao alterar sua interface, visual ou qualquer peça do seu design.

Aspectos do design que independem da beleza

Claro. A maioria das pessoas preferem usar produtos que tenham algum apelo estético.

E, realmente, o apelo visual é importante para o design. Porém, nem sempre é necessária a beleza visual para que o design funcione.

Os pontos abaixo são extremamente importantes para que seu design funcione, mesmo que ele seja feio:

Alguns aspectos são extremamente importantes para que seu design funcione, mesmo que ele seja feio, tais como interface simples e intuitiva. Além disso, seu design deve ser direto ao ponto. Sem papo furado e encheção de linguiça. Dê ao usuário o que ele procura.

Quando o design é feio e não funciona

Suponhamos que o design de seu site, aplicativo ou seja lá qual for seu produto, seja feio e que você não esteja tendo bons resultados como os ditos anteriormente.

Bom, então é hora de pensar em desenvolver um bom design para seu produto.

Se você não tem uma equipe especializada em design ou se você não é um designer profissional, há agências especializadas em UX e UI Design que podem te ajudar nessa etapa tão importante do seu negócio.

Conclusão

Um web design feio é um web design ruim?

Não necessariamente.

A beleza – ou a falta dela – nem sempre está ligada à eficácia e efetividade de um design.

Se ele é feio, mas gera resultados e traz dinheiro – ou leads, clientes, seja lá qual for seu objetivo – então, ele funciona e é bom.

No entanto, se o design de seu produto é feio e não está te trazendo bons resultados, é hora de fazer o redesign com foco nos bons resultados e boa Experiência do Usuário.


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