Ainda no mundo das redes sociais, o seu site, seja pessoal ou para sua empresa, é a fachada do seu negócio.

Se seu site tem um design ruim, as pessoas podem acabar desistindo de fazer negócio com você, simplesmente porque não gostaram ou não confiaram em sua empresa.

De acordo com uma pesquisa publicada pela Blue Corona, 48% das pessoas determinam a credibilidade de um negócio pelo design do website.

Designs mais simples são melhores, mesmo que seja tentando incrementar o layout com sombras, efeitos gradiente, ícones e outras firulas. Às vezes, até é válido, mas evite.

1. Design simples é mais fácil de entender

Você sabe, os usuários não leem tudo que está em seu site. Não importa se sua página sobre é muito importante e tem um texto maravilhoso.

Segundo a Adobe, 58% dos usuários vai apenas passar o olho nos textos, se não tiverem muito tempo.

Para maximizar o número de pessoas que veem as partes mais importantes do seu conteúdo, é crucial remover tudo que não é essencial. Eu sei, pode ser doloroso, mas é assim que você irá garantir que ele irá ver o que realmente importa para seu negócio.

2. O design simples é mais acessível

No Brasil, quase 24% da população é composta por pessoas que possuem algum tipo de deficiência. De acordo com o último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil possui 45 milhões de Pessoas com Deficiência.

Então, você precisa desenvolver seu site acessível, também.

Não importa qual tipo de site é o seu, você precisa incluir funcionalidades que o tornem acessível para o maior número de pessoas possível. Com um design simples, é mais fácil de tornar acessível. Existem agências digitais que podem desenvolver sites acessíveis para você ou então te auxiliar nesse processo.

O site da Virgin America é um excelente exemplo de um site altamente acessível. O site é clean, com CTAs básicos e barra de navegação.

3. Design simples carrega mais rápido

É fato. Quanto menos imagens, menos código seu site tem, mais rápido será seu carregamento.

Tudo bem, você tem uma banda larga e alguns MB de velocidade. Mas nem todo mundo tem, principalmente quando acessam seu site com smartphones e tablets com internet móvel. No Brasil, sabemos o quão ruim é a internet.

E isso é certo: se seu site demorar a ser carregado, as pessoas irão desistir, sair e talvez nunca mais voltar: de acordo com a Tyton Media, a taxa de rejeição aumenta em 100% quando uma página leva mais de 4 segundos para carregar.

4. Design simples melhora a taxa de conversão

Você quer que seus leads se convertam em usuários pagantes, certos?

Designs cheios de firulas se tornam ultrapassados depressa. Designs simples, não.

Já acessou algum site e ele pareceu velho ou fora da sua época? Mesmo que isso não seja um fator confiável sobre o valor do site e sua qualidade, é notório quando o site não é uma prioridade para o dono do negócio. E isso dá a impressão de que ele não trata com seriedade as conversões ou vendas.

Por exemplo, o redesign do site da SkinnyTies.com levou à um aumento de 13.6% nas taxas de conversão e um aumento de 42.4% no faturamento!

5. O Google compreende melhor o design simples

Um dos fatores que mais influenciam como seu site é indexado no Google, é como ele é estruturado.

O Google entender melhor se a estrutura do seu site tem uma hierarquia bem definida. Uma das melhores formas de melhorar a arquitetura do seu site é listar o seu menu no site. Parece bobeira, certo?

A Netshoes usa um menu simples na sua página inicial, mesmo que ele tenha submenus. Mas é muito bem planejado e estruturado.

Conclusão

Um estudo feito pela universidade de Harvard, descobriu que a cor e complexidade de um site conta como 48% da avaliação de atratividade de um visitante sobre o site.

Para tirar toda vantagem possível dessa descoberta, você precisará ter certeza de que o seu site tem muito espaço branco e foca somente em alguns elementos.

Não importa qual é seu segmento, com um design simples e clean, seu site será visto como profissional e mais atrativo. Não somente irá alavancar conversões, mas também irá atrair mais pessoas por conta do design moderno e minimalista.

Você tem um site simples? Como é o design do seu site?


Precisa de um site, aplicativo ou quer melhorar seu design?
Você pode contratar a agência Rian Design

Para palestras, workshops e cursos, fale diretamente com o Rian