A diferença entre um site ou aplicativo bom e um produto ruim geralmente é a qualidade do seu UX (User Experience ou Experiência do Usuário).
Porém, fazer mudanças no UX móvel pode ser um processo complicado, especialmente se você não tiver muita experiência na área.
Esta lista irá levá-lo no caminho certo, ajudando você a se afastar de armadilhas comuns.
Erro 1 – Não otimizado para mobile
O usuário móvel possui um dispositivo que não é apenas menor em relação ao seu tamanho, mas também na velocidade da conexão, na maioria dos casos.
No entanto, os usuários móveis querem fazer tarefas rapidamente, já que muitas vezes estão com pressa. Como resultado, a velocidade e a capacidade de resposta são as mais importantes.
Portanto, você deve se concentrar em acelerar o tempo de processamento e tornar os fluxos de usuários inteligentes e simples. Caso contrário, você aumenta o risco dos usuários abandonarem seu aplicativo.
Erro 2 – Copiar a experiência de seus concorrentes
Muitos implementam boas práticas geralmente aceitas sem questionar se elas são adequadas para seu produto. Mesmo as empresas mais inovadoras do mundo recorreram a cópias.
Embora a experiência do concorrente seja geralmente um bom ponto de partida, cada produto é exclusivo em seus objetivos, público, valor, funcionalidade.
O que funciona para outra pessoa não significa que funcionará automaticamente para você.
Portanto, você pode até pegar como referência alguma experiência de outros concorrentes, mas estude-a para que se adeque ao seu produto. Ou melhor, melhore-a para que você consiga projetar caminhos para uma experiência única para seu aplicativo.
Erro 3 – Muro de login
Todos sabem que há uma série de benefícios para que os usuários façam login, mas os usuários quase sempre ficam irritados quando se deparam com um muro de login.
Por exigir que os usuários tenham que se registrar ou fazer login antes de poderem usar um aplicativo ou ver informações do site, você pode perder consideravelmente um número grande de usuários e possíveis clientes, mesmo antes de eles testarem seu produto!
Se o registro é um ponto de dor, por que não ver o que acontece quando você remove esse problema por completo?
Simplesmente, permita que os usuários ignorem o registro. Por exemplo, quando o usuário faz o download de seu aplicativo, você pode oferecer duas opções: o usuário pode se cadastrar e já fazer login ou ele pode simplesmente ver um conteúdo parcial ou fazer testes para ver se realmente vale a pena se cadastrar.
Erro 4 – Tela de onboarding
A tela de onboarding deveria dar aos usuários um grande senso de valor para um aplicativo, certificando-se de que eles saibam tudo o que podem fazer com seu aplicativo.
A abordagem comum de onboarding é fornecer um tutorial para ensinar aos usuários sobre como usar seu aplicativo.
Esse conceito pode ser extremamente poderoso quando bem feito. No entanto, e se os seus usuários já estiverem familiarizados com a proposta de valor do aplicativo e simplesmente quiserem começar a usá-lo o mais rápido possível?
Além disso, muitos usuários simplesmente ignoram esse tipo de tela e acabam nem lendo o que os tutoriais tinham a ensinar.
Tentar convencer os usuários do valor possível através de um tutorial pode impedi-los de chegar ao valor real em um aplicativo.
Por exemplo, a Vevo queria ver se a remoção de tutoriais poderia melhorar a experiência do usuário. Depois de testar duas variantes: uma com e outra sem, os resultados foram claros. Sem tutoriais, 10% mais usuários iniciaram sessão e 6% mais se inscreveram.
Erro 5 – Bombardear seus usuários com notificações push
Embora as notificações push possam ser uma maneira valiosa de interagir com os usuários, se você bombardeá-los com essas mensagens, eles ficarão frustrados, para não dizer outra palavra.
Portanto, você sempre deve pensar cuidadosamente sobre as mensagens enviadas via notificações push, para que a comunicação nunca se torne irritante.
Conclusão
Se você deseja que seu aplicativo seja bem-sucedido, você deve considerar a UX como não apenas um aspecto menor do design, mas um componente essencial da estratégia do produto.
Manter esses erros UX comuns em mente o ajudará a melhorar o seu produto.
Melhorar a experiência do usuário é uma experiência contínua.
Quais aspectos da Experiência do Usuário você leva em consideração quando está desenvolvendo um aplicativo?