Transcrição do vídeo:

Você já precisou planejar algo e não soube nem por onde começar? Eu criei um método que pode te ajudar. Nos meus projetos de design, eu começo tudo com apenas um lápis e papel. Usar papel e lápis deixa a mente livre de qualquer obstáculo e nos permite focar apenas no que interessa, já que nossa atenção é limitada. Rascunhar no papel é o caminho mais curto entre o que temos em mente para a materialização da ideia.

Seja escrever um TCC ou projetar um aplicativo, a ideia é FOCAR NO PROBLEMA e tentar enxergar o projeto como um todo, mapeando-o em pequenas partes. No papel, eu divido em várias partes. Cada área usamos para apenas UM componente do projeto… para o aplicativo, um botão, um campo de busca, um carrossel… Mapeie tudo, sem pensar em como serão integrados.

Quando tiver tudo destrinchado, numa folha em branco, pense em como juntar esses retalhos e comece a rascunhar de forma a resolver o problema que você pensou lá no início. A cada parte resolvida, tique. No final, você terá uma grande solução feita de pequenas partes. Pensar cada problema individualmente deixa a tarefa bem mais fácil.

Assista a mais vídeos sobre Psicologia aplicada ao UX Design e vieses cognitivos no canal Design From Human.


Para palestras sobre Psicologia aplicada ao UX Design, workshops e cursos, fale diretamente com o Rian Dutra