Transcrição do vídeo:

O produto da sua startup é bonito? Digo, as interfaces do seu aplicativo, site, ou seja lá qual for o seu produto, elas são atraentes? Quando a pessoa começa a usar seu produto, ela diz: “uau!”?

Claro, a beleza é a camada mais superficial. Entre um feio que funciona e um bonito que não, provavelmente, o feio vai perpetuar mais no mercado. Mas, quando a gente tem dois que funcionam, sendo um atraente e outro sem boa estética, é provável que as pessoas vão escolher o primeiro.

O melhor dos mundos, então, é ter um produto bonito mas que funciona muito bem. Não adianta também você ter um cabelo maravilhoso embebedado reluzente ao sol, mas quando você senta para conversar, é mais chato que a segunda temporada de Thirteen Reasons Why. Existe até um fenômeno psicológico chamado de Efeito da Estética-Usabilidade. Os usuários tendem a perceber os produtos quando são mais bonitos como também sendo melhores.

Eles percebem isso e ficam até menos suscetíveis a perceber, também, problemas de uso. Sendo atraente, no mínimo, ele vai chamar mais atenção do consumidor e vai vender mais. E você, tem conseguido alguns “uau!”?”

 

Assista a mais vídeos sobre Psicologia aplicada ao UX Design e vieses cognitivos no canal Design From Human.


Para palestras sobre Psicologia aplicada ao UX Design, workshops e cursos, fale diretamente com o Rian Dutra