Não importa qual produto você esteja desenvolvendo, a fase de prototipação é essencial para que que seu aplicativo ou site seja bem-sucedido.

A seguir, explico o porquê.

Encontre problemas de design antecipados

As coisas que conceituamos em nossas cabeças que parecem incríveis, podem acabar se tornando ideias terríveis quando as transformamos em algo visual e prático, como um pedaço de papel ou uma tela de computador.

Imagine esta situação: você está projetando um formulário na web. Você recebeu os campos de entrada que precisam ser incluídos. Você visualiza o design na sua cabeça. E então, você decide esboçar isso em seu caderno.

Em poucos minutos, você poderá detectar problemas com seu conceito de design inicial.

Protótipo de papel

Talvez, você possa eliminar algumas partes do projeto. Talvez, você perceba que você deveria ajustar o layout de alguns campos de entrada para criar um melhor fluxo de usuários. Talvez, ter mensagens de validação de erro no topo dos campos de entrada podem torná-los mais fáceis de ver.

Um protótipo simples pode revelar instantaneamente falhas em nossos conceitos de design.

Logo, um protótipo nos permite resolver esses problemas antes de desenvolvermos interfaces detalhadas no Photoshop ou mesmo antes de codificar qualquer parte do produto.

Com isso, poupamos temos e economizamos dinheiro na produção.

Desenvolva e melhore os designs mais rapidamente

Criar protótipos permite que você melhore um conceito de design rapidamente.

Você pode rever iterativamente e refinar sua ideia em questão de minutos!

Vejamos o meu exemplo anterior. Eu encontrei alguns problemas de design com o meu conceito. Agora, posso validar visualmente se minhas soluções para essas questões são melhores (ou piores) do que as minhas ideias preliminares, simplesmente movendo as coisas e ajustando algumas coisas.

E, se não for, então eu posso continuar esboçando outra versão.

Protótipo de papel

Compare as variações de design rapidamente

O Design de Interface do Usuário (UI) é fundamentalmente sobre como criar a maneira mais ideal para um usuário alcançar suas tarefas.

Na maioria dos casos, para determinar a melhor solução, você terá que apresentar várias ideias. A comparação de vários projetos entre si é facilitada através da prototipagem.

Qual é a solução melhor: um menu de navegação com abas ou uma lista de links dispostos verticalmente?

A única resposta definitiva a essa pergunta é: depende.

Depende da arquitetura de informações do seu conteúdo. Depende de quais objetivos e tarefas primárias que seus usuários terão ao fazer a interface com sua UI. Depende da quantidade de links. Depende de várias coisas.

Uma maneira de comparar várias ideias facilmente é prototipando-as.

Colete o feedback de design mais facilmente

Apenas descrevendo as ideias da sua interface de usuário pode ser difícil para as pessoas entenderem o que você está tentando alcançar. Isso pode resultar em feedback ruim devido a má interpretação.

No entanto, com um protótipo, as pessoas podem rapidamente ver a sua ideia, dando-lhe uma probabilidade muito melhor de que elas responderão de forma mais eficaz.

Execute testes com usuários antes mesmo de desenvolver o produto

No design centrado no usuário, a fonte de feedback mais valiosa é os usuários.

Um protótipo pode colocar testes de usuários no início de um projeto, em vez de no final, antes mesmo de ter o produto desenvolvido!

Uma coisa a ter em mente, porém, é que um protótipo de baixa fidelidade não será capaz de capturar as nuances que um projeto acabado e polido terá.

Por exemplo, se houver problemas com os usuários que encontrarem um botão da Web que precisam clicar, pode ser porque o peso visual do botão ainda não esteja devidamente representado no protótipo de baixa fidelidade. Eles podem simplesmente não entender seu visual.

No entanto, penso que é seguro dizer que a realização de testes de usuários em protótipos pode ser eficaz para eliminar os problemas de usabilidade, como o fluxo de usuários, a categorização de conteúdo e assim por diante.

Em vários casos, portanto, é importante testar com protótipos de alta fidelidade.

Conclusão

A prototipagem, na maioria das vezes, é de baixo custo, rápida e fácil.

Como você pode notar, são inúmeras as vantagens da prototipação.

Você pode economizar muito tempo e dinheiro testando protótipos de um produto que ainda não foi desenvolvido.

É muito mais fácil e barato criar protótipos, testá-los, corrigir as falhas, testá-los novamente, do que desenvolver um produto durante 6 meses e só depois testá-lo com os usuários reais.

E, você, tem criado protótipos para seus aplicativos, softwares e sites? Como é seu processo?

 


Precisa de um site, aplicativo ou quer melhorar seu design?
Você pode contratar a agência Rian Design

Para palestras, workshops e cursos, fale diretamente com o Rian