O MVP, sigla para “Minimum Viable Product” (ou “Produto Mínimo Viável”, em português), pode ser uma das primeiras etapas do processo do desenvolvimento de um produto, seja um site ou aplicativo.

Se você não conhece esse termo, eu te encorajo a ler um pouco mais sobre isso, pois é bastante importante para o sucesso de seu novo produto.

MVP para startups

Quais são os benefícios de usar um processo de MVP para o design?

Assim como a fase de prototipação, que eu havia falado, há vários benefícios importantes de usar um processo MVP. Estes se aplicam não apenas à equipe de design, mas também à empresa em geral e aos investidores do projeto:

  • Você pode verificar se seu produto é realmente necessário para as pessoas, antes de investir tempo, dinheiro e recursos para desenvolver o produto completo.
  • Você pode acelerar o aprendizado da equipe sobre o que o cliente realmente quer e precisa.
  • Você pode poupar o seu tempo ou o de sua equipe, concentrando-se em um número mínimo de recursos para o lançamento.
  • Você pode ir ao mercado mais rápido e, teoricamente, começar a aumentar as receitas de vendas mais rápido do que se você desenvolver o produto final totalmente caracterizado para o lançamento.
  • Você pode ganhar uma vantagem competitiva se outras empresas estão pensando em entrar no mercado que está focando.

Conclusão

O mantra mais simples a seguir para ter os benefícios de um MVP é que você está procurando construir o produto mais simples que você possa testar, para verificar se o produto realmente deveria ter sido desenvolvido.

Por exemplo, você pode ter tido uma ideia fantástica sobre um produto revolucionário – ao seu entendimento – e quando testa com as pessoas, você percebe que o produto não soluciona de fato algum problema delas ou elas não têm interesse algum em seu produto.

Espero que isso não aconteça, mas é bom testar antes de investir dinheiro e tempo em um projeto.

Por último, antes de criar um MVP, valide sua ideia. Você precisa entender seus clientes antes de iniciar qualquer tipo de desenvolvimento.

O objetivo do teste é determinar se o desenvolvimento deve ou não ser adiantado ou ser abandonado.

Você já criou algum MVP para algum aplicativo ou site?


Precisa de um site, aplicativo ou quer melhorar seu design?
Você pode contratar a agência Rian Design

Para palestras, workshops e cursos, fale diretamente com o Rian