As tendências de design vêm e vão. Mas algumas tendências são eternas.

O minimalismo é uma dessas tendências.

Na dúvida, use o minimalismo. Provavelmente, você terá menos chances de errar.

O HTML5, o CSS3 e toda tecnologia por trás dos sites cresceram drasticamente ao longo da última década, tornando possível ter páginas mais complexas hoje do que nunca, na história desse mundo.

Entretanto, os designs minimalistas ainda são rei. Mesmo com toda a possibilidade que temos, em termos visuais e tecnológicos, o design minimalista ainda vale, e muito.

Só porque a tecnologia permite que você adicione animações, vídeos, elementos sonoros e outras firulas ao seu site, não significa que você deveria.

Eu sei, é tentado usar animações, por exemplo, mas nem sempre isso acrescenta ou melhora a experiência do usuário. Pelo contrário, animações e elementos visuais são muitas vezes vilões do UX e UI design. Tudo bem, ainda há suas vantagens. Eu mesmo utilizo algumas singelas animações no site de minha empresa.

Porém, o caos surge quando você tenta incluir todas as possibilidades possíveis em um só site.

A seguir, vou falar algumas razões concretas pelas quais o design minimalista pode ser uma boa escolha para seu projeto, seja um site, aplicativo ou software.

1. O design minimalista te força a polir sua mensagem

Qual o propósito do seu site? Vender? Mostrar a história da sua empresa? Captar leads?

O que você está tentando transmitir aos seus usuários?

Concentre-se nessas questões chave e você não irá se perder.

Com um design minimalista, você não tem espaço para usar em vão.

Cada elemento da página tem sua importância. Cada elemento serve para um propósito. Você não pode ficar ansioso em relação à sua mensagem. Você não pode escrever mil palavras e esperar que os visitantes captem sua mensagem. Você não pode usar imagens genéricas sem significado somente para deixar seu site “mais bonito”.

Você é obrigado a escolher conscientemente, o que é absolutamente necessário e reforça sua mensagem.

2. O design minimalista transmite melhor sua USP

USP não tem a ver com a universidade de São Paulo, calma. USP é a sigla de (Unique Selling Propositon, ou em português, Proposta Única de Venda).

Como há menos desordem na página, você tem a chance de fazer com que sua USP se destaque e brilhe mais.

Dê uma olhada na Udacity Brasil. A sua página inicial tem um design muito clean e elegante, focado no que realmente importante – tanto para o visitante, quanto para a empresa.

Há pouca informação acima da dobra, e o que vemos são os pontos em mais destaque para a empresa, que são seus cursos novos ou mais importantes. Neil Patel escreveu um ótimo artigo sobre como criar uma página inicial excelente.

3. Menos bagunça, melhor resultado

Sim, isso deve ser óbvio. Mas não é.

Basta ver esta página inicial do Yahoo. Veja o contraste entre o Yahoo e o Google. Você pode adivinhar quais desses usuários são mais propensos a encontrar e usar esse botão de pesquisa?

Um design clean e minimalista ajuda a destacar seu CTA de maneira clara e não ambígua.

4. Design responsivo é ótimo com design minimalista

O mobile destaca a experiência do “menos é mais” muito melhor do que qualquer outra coisa.

Aqueles que projetam usando o conceito mobile first, entendem o problema que a tela menor impõe, e já estão acostumados a projetos minimalistas.

Você simplesmente não consegue usar uma interface bagunçada com a penas um dedo em uma tela de apenas alguns centímetros.

Além disso, é muito mais fácil tornar os sites minimalistas em sites responsivos. Simplesmente porque o layout é mais simples, há menos elementos e, em geral, conteúdo menor e mais significativo.

Conclusão

O design minimalista é muito mais fácil de ser projetado, testado, desenvolvido. Todos ganham com ele, inclusive o usuário final.

Mas, calma, também não precisa exagerar. Há casos em que o design é tão apaixonado por minimalismo que dificulta a vida do usuário ao colocar ícones tão simples que não identificam suas funções.

É preciso se equilibrar entre o clean e simples, e o elegante e rebuscado.

O design minimalista pode ser bonito, também.

Você prefere sites mais clean e minimalistas ou sites com mais elementos visuais? Qual funciona melhor para você?


Precisa de um site, aplicativo ou quer melhorar seu design?
Você pode contratar a agência Rian Design

Para palestras, workshops e cursos, fale diretamente com o Rian