Atualmente, os profissionais de marketing, estão criando mais conteúdo do que nunca, entre postagens de blog, postagens de redes sociais, campanhas de e-mail, landing pages e sites.

Com toda essa quantidade de conteúdo gerado todo dia, como que você consegue ter sua mensagem vista?

E mesmo que você consiga chamar a atenção das pessoas, como as converte em clientes?

Vou te dar algumas dicas para criar ótimos designs para suas campanhas de marketing.

Princípios do design bonito no contexto de marketing

Em um contexto de marketing, o design bonito não é simplesmente fazer com que o conteúdo seja visualmente bonito, usando imagens agradáveis e gráficos coloridos.

Veja estes 3 princípios do design que irá te ajudar em suas campanhas de marketing:

  • Motivar uma pessoa a agir – O design bonito motivará uma pessoa a se converter, criando o desejo de seu produto ou serviço.
  • Reduzir a ansiedade para a ação – O design bonito reduzirá a ansiedade em relação à conversão, abordando medos e preocupações que um usuário possa ter em relação ao seu produto ou serviço.
  • Fornecer um caminho claro e fácil de conversão – O design bonito irá proporcionar um caminho fácil para a conversão, deixando claro qual é a ação de conversão, removendo distrações que possam impedir o usuário de tomar uma ação.

Bom, vamos nos aprofundar um pouco em cada um destes princípios.

Princípio 1: O design bonito deve motivar uma pessoa a agir

Para que alguém tome a ação de conversão que você deseja, antes de tudo você precisa fazer com que a pessoa deseje seu produto ou serviço.

Adam Ferrier, lenda da publicidade e psicólogo especializado em consumidores, afirma que o desejo é feito de dois elementos-chave: incentivos individuais e normais sociais.

Em relação ao marketing, o desejo de conversão é criado quando as pessoas conseguem ver seu produto ou serviço de uma forma que ele possa ajuda-las a ganhar prazer ou evitar algum tipo de dor que experimentaram.

Para criar o desejo pelo seu produto ou serviço, você precisa mostrar às pessoas como seu produto ou serviço reduzirá a dor ou aumentará o prazer.

Então, como você faz isso com um design bonito?

Veja um ótimo exemplo de como usar bom design para gerar mais interesse:

Shopify

O Shopify cria o desejo pelo seu produto personalizando a experiência da homepage com base na localização do visitante. Os textos e imagens são mostradas diretamente para o usuário daquele lugar.

O Shopify usa landing pages personalizadas para criar uma norma social e aumentar a motivação para os usuários se cadastrarem.

Quanto mais você personalizar suas landing pages, sites ou campanhas de e-mail para as características do usuário, maiores serão suas chances de convertê-las.

Princípio 2: O design bonito deve reduzir a ansiedade

Para que alguém tome a ação de conversão que você deseja, você também precisa reduzir a ansiedade que elas têm para tomar uma ação.

No marketing, a ansiedade é essencialmente qualquer sentimento de desconforto na hora de fazer uma conversão.

Isso pode ser causado por várias coisas como:

  • Preocupação de que sua oferta não valha a pena.
  • Dúvida de que seu produto ou serviço sejam ou não confiável.
  • Receio de que comprar seu produto não seja seguro.

Portanto, para reduzir a ansiedade em relação à ação de conversão, você deve entender quais podem ser os pontos de ansiedade e, em seguida, fazer algo para reduzir essas ansiedades.

Então, como você faz isso com um design bonito?

Veja um ótimo exemplo da Basecamp, que conseguiu reduzir a ansiedade usando estatísticas:

Basecamp

A Basecamp, que é uma ferramenta de gerenciamento de projetos, reduz a ansiedade para inscrição, mostrando a quantidade de projetos bem-sucedidos que outras empresas concluíram usando seu produto.

Mostre o sucesso que as pessoas obtiveram usando seu produto.

Ver outras pessoas que tiveram os benefícios que elas procuram, irá aumentar as conversões. Quer dizer, se o produto fez muito bem para várias pessoas, tem grandes chances de também funcionar para você, certo?

Princípio 3: O design bonito deve facilitar a conversão

Para que alguém tome a ação de conversão que você deseja, você deve torna-la o mais simples e fácil possível para que elas tomem essa ação.

Na verdade, facilitar isso é uma das maneiras mais eficazes de aumentar a probabilidade das pessoas fazerem algo para se converterem, de acordo com Adam Ferrier.

Em um dos seus estudos, ele comparou quantos chocolates umas pessoas consumiram quando foram colocados em sua mesa e quando foram colocados a 2 metros de distância. Ele descobriu que, quando colocados na mesa, as pessoas comiam 5 vezes mais chocolates do que quando estavam mais distantes.

Mesmo que o desejo e ansiedade das pessoas em torno de comer os chocolates fosse exatamente o mesmo em ambos os casos, facilitando o acesso ao consumo aumentou em 5 vezes.

Daí vemos a importância de facilitar a ação para que as pessoas façam algo que desejamos.

Beleza. Chocolate é uma coisa, design é outra.

Vejamos um exemplo em que o Unbounce facilitou a escolha dos usuários para aumentar a probabilidade de conversão:

Unbounce

A Unbounce, uma ferramenta para landing pages, torna muito fácil para possíveis participantes do webinar converterem, limitando o número de horas de sessão que eles oferecem.

Quando o Unbounce reduziu o número de horas de sessão oferecidas de quatro para três, eles receberam um aumento de 17% no número de pessoas que escolheram um horário e se inscrevendo no seu webinar.

Limite a quantidade de opções que você oferece às pessoas no design do seu conteúdo.

Isso irá tornar mais fácil para as pessoas escolherem a melhor opção para eles, e irá aumentar o número de pessoas que tomarão uma decisão e converterão.

Conclusão

Ao criar sua próxima campanha de e-mail, landing page ou site, use os 3 princípios do design bonito e faça estas perguntas:

  • Como eu poderia aumentar o incentivo individual ou criar um senso de norma social para aumentar o desejo do meu produto? Posso incluir imagens melhores ou deixar meu conteúdo mais personalizado?
  • Qual a ansiedade que os potenciais clientes podem ter e o que posso fazer para minimizar isso? Posso incluir depoimentos ou números de clientes para aumentar a confiabilidade em meu produto ou serviço?
  • O que eu poderia adicionar, ou mesmo tirar, para facilitar a conversão dos potenciais clientes? Posso remover elementos de distração no processo de conversão?

Como você usa o design para melhorar suas campanhas de marketing?


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