Neste artigo separei 5 dicas incríveis para melhorar o design do seu site e aplicativo.

São dicas bastante curtas, mas também bem práticas e eficazes.

1. Tipografia é muito importante

A tipografia ajuda os usuários a navegar pelo seu produto, recursos e conteúdo. Pode ser simples e elegante ao mesmo tempo, mas sempre deve ser fácil de ler e não deve dificultar seu progresso.

É preciso de uma atenção especial ao aplicar a tipografia ao conteúdo para torná-la interessante, ao mesmo tempo que garante que seja útil ao usuário e possua a hierarquia visual correta.

Os usuários adoram ler o conteúdo com uma excelente tipografia e, quando feito corretamente, é uma grande vantagem no Design de Interface do Usuário (UI Design).

2. Mantenha o design simples

Lindon Leader, o designer que está por trás do logotipo da FedEx, disse uma vez: “Eu me esforcei por duas coisas em design: simplicidade e clareza. O grande design nasce dessas duas coisas”.

Todo mundo adora design minimalista e simples. Mantenha seu layout, formulários e botões simples, mas deixa as cores, ícones e imagens de forma que tornem seu UI Design interessante.

Não tente adicionar muitos efeitos gradiente (dégradé), sombras, padrões ou brilho.

Os flat designs são mais fáceis e fáceis de entender. Mantenha-os atrativos ​​usando elementos como imagens, botões e cores para adicionar interesse visual.

3. Facilite as coisas para seu usuário

Se você estiver criando um site ou aplicativo para dispositivos móveis, seu objetivo deve ser que o usuário nunca precise usar o botão “Ajuda”.

Quando você está criando um wireframe para seu site, pense em primeiro lugar no seu usuário. Em segundo lugar, pense também no usuário; e em terceiro, e em quatro lugar… seu usuário é o que importa!

Certifique-se de que o conteúdo esteja organizado de forma a ter mais sentido.

Coloque os botões e as ações onde um usuário deseja e precisa deles, seja um botão de “Adicionar ao carrinho” em uma página do produto ou um botão de “Inscrever-se”.

4. Adicione opções de atalho

Todo mundo adora ter opções para poder fazer as coisas mais rapidamente.

Depois de decidir o layout, o próximo passo é adicionar mais opções e criar alguns atalhos.

Por exemplo, adicione os botões “Mostrar mais” abaixo da listagem de notícias. Dali mesmo o usuário poderá ver mais notícias, ao invés de ter ir no menu e clicar para ver notícias. Encurta o caminho e seu usuário ficará mais satisfeito.

5. Teste, melhore e faça com que o usuário se sinta seguro

Acabou de fazer o design de alguma parte da interface?

Reveja-o novamente.

E de novo!

Nunca é tarde demais para reinventar algo. Sempre continue tentando melhorar a experiência.

O objetivo é fazer o usuário se sentir confortável com o design desenvolvido. Você não quer que eles se aborreçam, ou pior, fiquem frustrados.

Conclusão

Ao projetar alguma interface ou desenvolver o design de um site ou aplicativo, sempre pense no usuário em primeiro lugar.

Tenha empatia pelo seu usuário.

Tente entender as necessidades dele e, a todo momento, teste seu design com as pessoas de verdade, que fazem parte do seu público-alvo.

Desta forma, seu design terá mais chances de ser bem-sucedido.

 


Precisa de um site, aplicativo ou quer melhorar seu design?
Você pode contratar a agência Rian Design

Para palestras, workshops e cursos, fale diretamente com o Rian