A maioria dos usuários decidem se ficam ou saem de um site nos primeiros segundos. Se você deseja que os visitantes do seu blog permaneçam por mais tempo e leiam seu conteúdo, é importante que seu site deixe uma excelente primeira impressão.
Seu blog necessariamente precisa ser visualmente agradável, ter uma boa navegação e usabilidade e, claro, oferecer um conteúdo realmente útil e informativo.
Tendo essas três coisas em mente, você pode deixar seu site muito mais atraente e com alta capacidade de retenção dos leitores.
Se a sua estratégia de experiência do usuário for eficiente o suficiente, poderá até fazer com que os visitantes se inscrevam para receber atualizações por e-mail ou comprar seus produtos.
Neste artigo, darei algumas dicas sobre como melhorar a experiência de uso em seu blog para que as pessoas continuem lendo e compartilhando seu conteúdo.
Não dificulte a leitura dos artigos
Antes de mais nada, tenho dois pontos cruciais para você sempre ter em mente:
- Tente ao máximo reduzir o esforço do leitor.
- Ofereça um site com o melhor desempenho possível.
Os visitantes devem poder navegar em seu site sem qualquer esforço, e o conteúdo deve ser organizado intuitivamente (deve ter boa arquitetura da informação).
Para fazer isso, você precisar antecipar as necessidades dos usuários. Você não deve esperar que eles façam o esforço para entender como seu site é organizado. Cabe a você, designer ou desenvolvedor, simplificar a tarefa. Tudo o que eles vêem já deve ser otimizado.
Não faça os leitores esperarem
Significa que você precisa melhorar o desempenho do blog ou site tanto quanto puder. Seu site deve ser carregado rapidamente, seja na internet banda larga ou 4G.
Nenhum usuário gosta de esperar páginas lentas carregando por longos segundos. Estudos mostram que atrasos de mais de um a dois segundos afetam significativamente a experiência do usuário, porque interrompem a linha de pensamento do usuário.
Então, tenha essas duas coisas em mente enquanto você trabalha na experiência do usuário em seu blog.
Diminua o tempo de carregamento da página
De acordo com o Web Performance Today, o tamanho médio de uma página da Web é de cerca de 1246 KB e continua aumentando a cada dia.
A Kissmetrics afirma que 40% dos usuários saem de um site se ele não carregar depois de três segundos.
Problemas de desempenho são um problema ainda maior para usuários de dispositivos móveis. Talvez a maioria dos seus leitores acessam seu blog através de smartphones e internet móvel. E, se seu site for lento, isso é problema enorme!
Mas, há algumas coisas que você pode fazer para reduzir o tempo de carregamento do seu blog.
Uma das causas mais comuns de desempenho lento são as imagens. Quando o usuário acessa o site com 3G, as imagens com resoluções para um monitor de desktop serão carregadas lentamente e gastarão desnecessariamente os dados de internet.
Você pode encontrar vários scripts online, como o Adaptive Images, que detecta o tamanho da tela de seus usuários e fornece versões redimensionadas das imagens do seu site. Você pode personalizar o script para definir o cache do navegador e a qualidade da imagem, também. Você também pode usar o gzip para compactar os recursos do seu site.
Também, verifique se você pode remover alguns elementos da página desnecessários. Por exemplo, talvez você tenha botões de compartilhamento social em toda página, e isso pode ser desnecessário.
Para verificar o tempo de carregamento da sua página e outros problemas, você pode acessar a ferramenta gratuita Analyzer do Neil Patel.
Simplifique a navegação
Se seu usuário quiser ver postagens de uma data específica, ele saberia para onde ir? E se eles quisessem ver todas as suas postagens em uma tag específica?
A navegação do seu blog ou site deve ser intuitiva para o visitante. Se um novo visitante chegar em uma página específica, ele poderá encontrar páginas de natureza semelhante? Sua página tem o breadcrumbs para guiá-los?
Por exemplo, veja como a navegação deste blog é extremamente simples. Temos apenas um menu com as categorias (User Experience, Design de Interação etc.) e artigos recentes. Simples e eficaz para meu leitor.
Pense em maneiras novas e úteis de organizar seu blog. Talvez, seu blog possa ter menus suspensos, se você tiver um número muito grande de categorias e subcategorias. Ou talvez seja o contrário, podendo simplificar o menu.
Destaque seus melhores artigos e conteúdo
Se você tiver determinados artigos que atraem muito tráfego, isso provavelmente significa que tem algum conteúdo que a maioria dos usuários achem interessante e útil.
Então, torne mais fácil para os visitantes localizar esse conteúdo. Se um novo visitante acaba de encontrar o seu site, é mais provável que ele permaneça no seu site se vir links para outras postagens que possam achar interessantes.
Como os artigos (ou páginas) mais populares são mais propensas a interessar os novos leitores, você deve encontrar maneiras de promover esse conteúdo em pontos estratégicos do site.
Deixe seu conteúdo com um visual agradável
Ao longo dos anos, as pessoas se tornaram mais exigentes com as páginas que escolhem ler. Agora não é suficiente apenas ter conteúdo de alta qualidade. A apresentação desse conteúdo é tão importante quanto. Você precisa tornar seu conteúdo atraente.
Portanto, além de ter a preocupação quanto à Arquitetura da Informação, Marketing de Conteúdo e Experiência do Usuário, é crucial que tenha olhos para o Design Visual.
Tenha um olhar mais crítico quanto ao usuário de fontes, de uma paleta de cores bem definida, dos elementos gráficos e imagens utilizadas no blog.
De todo modo, torne seu conteúdo fácil de ler. Organize bem seu conteúdo. Você precisa evitar longos blocos de texto, dividindo seu conteúdo em unidades de informação pequenas, mas coerentes (como faço aqui, neste blog). Por exemplo, geralmente incluo apenas uma ideia para cada parágrafo.
Outros pontos importantes são:
- Subdivida seu conteúdo em seções e escreva títulos simples que resumam todo o artigo.
- Coloque uma imagem relevante para o seu texto.
- Insira figuras, gráficos e diagramas para acompanhar e dar suporte ao seu texto.
- Adicione listas com marcadores (como esta).
Essas pequenas coisas podem ajudar a tornar seu conteúdo muito mais legível, fazendo com que o leitor permaneça mais tempo lendo e procurando novos conteúdos em seu blog.
Seu conteúdo é a parte mais importante do seu site. Porém, quando tem um visual mais agradável, seus visitantes o valorizam mais.
Faça seu blog ser mobile-friendly
A cada dia que passa as pessoas estão usando mais o smartphone para acessar sites, ao invés de computadores de mesa.
Para você ter ideia, mais de 40% dos leitores que acessam este blog, atualmente, visitam a partir de um smartphone. Isso é muita coisa! Imagine se este blog não fosse responsivo. Eu provavelmente perderia uma tonelada de usuários!
Se seu site não for mobile-friendly, ou seja, o layout do blog não se adaptar ao tamanho da tela do smartphone, o usuário precisará aumentar o zoom para ler o texto e rolar constantemente para a esquerda e para a direita para continuar lendo. Ou talvez eles não consigam nem ampliar o zoom. Eles podem clicar acidentalmente em links errados. Tudo somado, é uma dor de cabeça que poucos estão dispostos a suportar. Ou seja, péssima experiência de uso, baixa retenção e seu blog vai por água a baixo.
Conclusão
Neste artigo apresentei apenas algumas boas dicas para melhorar a retenção dos usuários em seu blog. Essas dicas de design apresentadas aqui servem tanto para seu blog quanto para seu site.
Uma última dica: utilize a técnica de chunking para apresentar os textos e conteúdos do seu blog ou site. Basicamente, organize seus textos em blocos de informação visualmente agradáveis e separados. Prefira escrever parágrafos curtos de até 5 linhas. Isso facilita muita a leitura.