As landing pages podem ser descritas como uma página qualquer onde o visitante é direcionado após clicar em um anúncio online ou botão CTA (Call to Action).
Essa página não possui conexão alguma com seu website, é uma página sozinha que só pode ser acessada ou encontrada pelo link presente no seu anúncio. Na maioria das vezes, ela nem mesmo tem um menu que direciona para o site principal.
Landing pages são usadas para tarefas de conversão de usuários e orientadas para venda, tais como:
- Promoção de novos produtos
- Capturar assinantes (seja pago ou não)
- Aumento de vendas e geração de leads
- Capturar informações e dados através de formulários
A seguir, são apresentadas algumas das melhores práticas para você conseguir o design perfeito para suas landing pages.
1. Simplicidade visual
A simplicidade visual leva em consideração todos os elementos da interface de usuário de uma landing page.
Manter a simplicidade visual e um design minimalista é importante porque melhora o foco do visitante e ajuda a mostrar a proposição de valor.
Aqui estão algumas características de simplicidade visual:
- A simplicidade visual mantém espaços em branco que focam visitantes em CTAs, isolando-os de outros elementos;
- A simplicidade visual torna mais fácil para os principais recursos e chamadas para a ação se destacar;
- A simplicidade visual cria contraste ao exibir elementos de uma forma que os faça destacar;
- A simplicidade visual mantém o fluxo de design, colocando elementos de uma maneira que direciona o usuário para continuar lendo.
2. Uma boa landing page começa com uma boa imagem ou vídeo
As imagens e vídeos corretos nas landing pages irão ajudar a persuadir os visitantes a agir na Call to Action.
Uma ótima imagem ajuda a contar a história, demonstra o produto efetivamente e cria uma conexão pessoal com os visitantes.
Uma pesquisa sobre o efeito do vídeo nas landing pages sugere que os vídeos têm mais impacto do que imagens estáticas, onde “71% dos entrevistados confirmam que o vídeo converte melhor do que outros conteúdos”.
Os vídeos ajudam com SEO, mantêm o envolvimento do usuário e explicam melhor o produto ou serviço aos visitantes.
3. A importância da cor
As pesquisas mostram que as cores são uma grande influência na nossa psicologia – na forma como nos sentimos e agimos.
As paletas de cores apropriadas melhoram a interface do usuário e ajudam a orientar o comportamento dos usuários, consequentemente, melhorando as conversões das páginas de destino.
4. Landing page com design responsivo
Já faz um tempo que o design responsivo é uma obrigação dos designers e desenvolvedores. Obviamente, landing pages também devem ter um design responsivo, ou seja, capaz de se adaptar aos diversos formatos de dispositivos (computadores de mesa, tablets, smartphones etc.).
As compras online feitas a partir de dispositivos móveis estão crescendo, de modo que os smartphones logo se tornarão uma fonte importante de tráfego para compras e compras feitas on-line.
Para você ter uma ideia, mais de 50% dos usuários deste blog acessam ele via smartphone.
Como as landing pages são orientadas para conversão, é importante entender o potencial do público móvel e se adaptar a esse funil de tráfego.
5. Títulos e cabeçalhos cativantes e atrativos
Os títulos são a primeira coisa que os visitantes veem quando chegam a uma landing page e são uma maneira eficaz de envolver visitantes. Considere o título ou cabeçalho como um “gancho” que fisga (ou perde, se for ruim) o visitante.
Você perderá os visitantes se você não os envolver nos primeiros segundos que estiverem na sua landing page. Além de fazer uma impressão, o cabeçalho deve transmitir a mensagem essencial e a proposição de venda única.
Um cabeçalho de landing page efetivo é:
- Persuasivo e cativante;
- Breve, mas claro, e afirma qual o problema que resolve;
- Transforma uma sensação de urgência.
6. Call to Actions fortes
Os botões de Call to Action são componentes essenciais de uma ótima landing page e atuam como a principal ponte entre seu produto ou serviço e o usuário.
Algumas dicas para melhorar seus botões de Call to Action (CTA):
- Mantenha-o acima da dobra e dê ênfase ao CTA primário;
- Use imagens sugestivas e indicações visuais para direcionar os visitantes em direção ao CTA;
- Use cores fortes e brilhantes que farão com que os botões CTA se destaquem criando contraste;
- Use frases naturais e acionáveis para suas CTAs, como “Iniciar agora” e “Obter um orçamento agora”. Evite usar frases simples como “enviar” e “Ok”, porque elas não são tão efetivas em termos de conversão.
7. Use pessoas nas landing pages
O uso de pessoas e rostos amigáveis é uma técnica comprovada para maiores conversões de páginas de destino.
O uso de imagens de pessoas reais e cotidianas em vez de objetos ajuda a criar uma conexão mais pessoal e provoca mais empatia dos visitantes.
As pessoas costumam tomar suas decisões em um nível emocional e subconsciente, criar uma conexão emocional através de imagens é uma técnica muito poderosa.
Mas, muita calma antes de comprar qualquer imagem no Shutterstock. Fotos de famílias cheias de garotinhos loiros de olhos azuis pode não representar seu público-alvo. Talvez na Alemanha.
Então, use os filtros de buscas dos sites como Shutterstock, e busque imagens de pessoas que realmente representem os usuários do seu produto. Do contrário, pode soar bastante superficial e criar um resultado inverso do esperado, distanciando o público.
Conclusão
As landing pages têm o propósito de aquisição e retenção de visitantes, bem como convertê-los em compradores ou assinantes, e atualmente são uma das ferramentas mais populares que os profissionais de marketing usam para gerar leads.
O uso de várias técnicas de marketing e design pode ter um poderoso impacto em seu negócio.
As técnicas de design da landing pages descritas neste artigo são respaldados por dados reais e comprovadamente garantem uma landing page efetiva, de alta conversão e orientada para resultados.
Quais técnicas de design você geralmente utiliza em suas landing pages?