Se você tem um negócio, seja digital ou não, seja uma grande empresa ou uma startup embrionária, provavelmente você tem perfil da empresa no Instagram.
Se ainda não tem um Instagram para seu negócio, tenha em mente que é uma ótima rede social para você conquistar novos clientes e segmentados.
Entre os motivos para criar já sua conta e usar o Instagram para seu negócio, posso te dar duas razões de imediato: diferentes formas de criar anúncio e a possibilidade de convergir todos os aspectos de sua empresa – seja ela formada por um ou mais sócios – em apenas um lugar. Veja o guia de Instagram para negócios que Luciano Larrossa escreveu.
Neste artigo, eu te mostro 5 dicas rápidas para que você possa fazer agora mesmo, para melhorar seu feed no Instagram, com o objetivo de deixa-lo visualmente agradável e atingir melhor seus objetivos, mantendo a consistência da sua marca.
Quando seu feed se parece bem em geral, as pessoas são mais propensas a gostar de suas fotos e segui-lo.
Se sua página no Instagram representa um negócio, você deve criar uma “voz visual”, uma marca, através dos estilos de fotos, elementos visuais, tipografia, cores etc.
Tenha em mente que seu feed é o seu cartão de visita. É a cara do seu negócio. Demonstra a personalidade da sua marca. E, entender como trabalhar com o design no Instagram, é fundamental para que você crie consistência e consiga atrair leads e seguidores.
Então, vamos em frente!
1. Defina um tema
Antes de tudo, é importante você definir bem qual será o tema do Instagram da sua empresa. Quando digo tema, quero dizer vibe, humor, a aparência geral. A alma do seu feed.
É a personalidade visual do seu negócio no Instagram.
Então, como que você quer que seu tema seja? Sério, divertido, temperamental, animado, tropical, colorido, minimalista, retrô?
Uma vez que você tenha o tema definido, mantenha-o. É muito importante que você siga sempre a mesma linha de imagens, cores e tipografia, para que sua marca permaneça forte ao longo das postagens.
2. Escolha apenas um filtro
Sabemos que o Instagram nos permite usar vários filtros elegantes, mas utilizar um filtro diferente a cada postagem pode prejudicar a consistência e identidade visual da sua marca.
Usar o mesmo filtro o tempo todo é a maneira mais fácil de manter o padrão visual.
3. Padrão de cores
Assim como é importante utilizar um mesmo filtro para manter a consistência visual, é crucial utilizar um padrão de cores. Para isso, siga as cores da sua própria marca.
A partir da identidade visual da sua marca, defina quais cores serão predominantes em suas fotos e imagens compartilhadas no Instagram.
4. Corte as imagens sempre da mesma maneira
Já percebeu que tudo se trata de padrão e consistência, né?
O ponto chave para ter um tema consistente no Instagram também é sempre cortar suas fotos da mesma maneira.
Por exemplo, deseja usar fotos quadradas ou retangulares? Escolha um formato. Quer usar sempre a mesma borda branca? Use. Ou, nunca use. É importante escolher um padrão de corte e borda a se seguir.
5. Imagens de alta qualidade sempre
Parece algo óbvio, mas isso fará uma grande diferença para o número de curtidas que você receberá.
Uma foto embaçada, ou em baixa resolução, pode ser percebida a quilômetros de distância. Uma imagem de alta qualidade pode atrair os olhares dos usuários e novos seguidores. Naturalmente, uma imagem bonita e de alta qualidade – com cores reais e boa luz – induzirá o usuário a dar um duplo toque na tela para curtir a sua postagem.
Então, quando você compartilhar uma foto, verifique se ela tem boa qualidade:
- Evite a câmera frontal (menor qualidade).
- Evite screenshots para repostar uma imagem (diminui a qualidade).
- Para repostar, use outros aplicativos que tenham esse recurso.
- Depois de tirar uma foto, use o aplicativo nativo do seu smarpthone para melhorar a imagem, com controles de cor, nitidez, luz e sombra, por exemplo.
Conclusão
Basicamente, é uma questão de manter os padrões da sua marca para conseguir construir uma consistência no feed do seu perfil no Instagram.
Utilize sempre o mesmo filtro, mesmo padrão de foto e imagens. Siga a identidade visual da sua marca e não fuja da tipografia e cores definidas previamente.
Ter um perfil no Instagram pode fazer muita diferença na obtenção de leads e seguidores para seu negócio. E o design certamente irá te ajudar a construir a personalidade visual da sua marca na rede social.
Compartilhe o seu perfil no Instagram e mostre como você utiliza o design em seu feed.
1 de março de 2018 at 11:09
é dificil de encontrar conteúdo de qualidade na internet, ainda bem que encontrei o seu site. Obrigado e sucesso
1 de março de 2018 at 13:42
Muito obrigado, Andrey!