Muitos designers e donos de negócios digitais, e principalmente os profissionais de marketing, sabem que campanhas de e-mail marketing são extremamente importantes para geração de leads e clientes, além de ser uma ótima opção de comunicação para fomentar o relacionamento com clientes e prospects de uma forma mais leve e com mais proximidade.

Uma newsletter bem projetada é uma poderosa ferramenta de e-mail com inúmeros benefícios, e é por isso que é crucial garantir que o design de sua newsletter seja visualmente atraente. Se o e-mail tem um bom design e arquitetura da informação, os leitores têm mais chances de clicar e consumir seu conteúdo – e quem sabe, comprar o que você está vendendo.

Para te ajudar nisso, criei uma lista de 5 dicas de design para deixar seu e-mail de newsletter visualmente atraente.

1. Crie um cabeçalho

Sem dúvida, sua newsletter precisa de um cabeçalho. É o equivalente ao cabeçalho de uma revista, jornal ou nome do site.

Ele fica no topo de sua newsletter e deve incluir o título do e-mail ou campanha (se você tiver um), o nome da sua empresa e seu logotipo.

Veja este exemplo do Submarino:

Newsletter Submarino

2. Siga as cores da sua marca

Percebeu que o email de newsletter do Submarino é baseado no azul? Isso é devido à identidade visual da marca.

Utilizar o mesmo padrão cromático da sua marca no seu e-mail de newsletter – e em toda e qualquer peça – torna sua marca mais forte e consistente.

Se você ainda não definiu bem qual é o padrão de cores da sua marca, dê uma olhada neste artigo, que fala sobre os significados das cores para as marcas.

3. Dê prioridade à legibilidade

Ao escolher as fontes para usar na sua newsletter, a principal prioridade é a legibilidade. Prefira fontes básicas como Arial ou Helvetica. Para entender melhor sobre legibilidade, sugiro a leitura deste outro artigo.

É tentador usar uma das suas 10 milhões de fontes instaladas no seu computador, mas dê prioridade à legibilidade. Se você utilizar uma fonte mais rebuscada e detalhada, talvez o usuário não consiga ler bem ou tenha sua atenção reduzida.

A minha dica é escolher uma ou, no máximo, duas fontes para toda a sua newsletter.

4. Use subcabeçalhos e agrupe os conteúdos

Sua newsletter deve ter várias peças de conteúdo diferentes que são divididas por subtítulos. Encare o seu e-mail de newsletter como uma página de jornal, por exemplo.

Os subcabeçalhos devem ser escritos com uma fonte extremamente clara e que tenha um destaque maior – eu te sugiro usar um simples Arial negrito.

O tamanho dos subcabeçalhos deve ser menor do que o usado em seu cabeçalho principal, porém maior que o texto que você usa para o conteúdo em si.

Veja este exemplo da B&H e perceba que o cabeçalho President’s Day Specials é bem maior que as outras chamadas, como o New $200 Instant Savings. Além disso, o e-mail apresenta o conteúdo bastante organizado e separado por oferta, o que torna a leitura e cliques muito mais fáceis.

Newsletter B&H

5. Use imagens

Uma newsletter bem projetada tem um bom equilíbrio de texto e imagens, principalmente quando se trata de um e-mail que como objetivo vender algum produto ou serviço.

Quando a pessoa abre seu e-mail, as imagens instantaneamente prendem sua atenção. Ao adicionar algumas imagens, você fisga o seu leitor e melhora a eficácia da sua mensagem ao mesmo tempo.

Claro, não exagere. Vá com calma para não deixar o e-mail pesado no momento em que seu usuário esteja tentando abrir seu e-mail com a internet móvel super lenta do smartphone.

Conclusão

Neste artigo apresentei algumas dicas bastante rápidas mas que poderão te ajudar a criar e-mails de newsletter melhores, mais atraentes e que gerem mais resultados.

Claro, o que escrevi aqui não são regras. Quanto ao uso de imagens, nem sempre será necessário. Eu mesmo não uso imagens nos meus e-mails de newsletter. Uma revista online que vende assinaturas mensais, por exemplo, pode não ter muita imagem para mostrar.

Quando você estiver criando seu e-mail para uma campanha de e-mail marketing, lembre-se de que você quer que ele prenda a atenção dos seus leitores. Um layout limpo e organizado, que facilita ao leitor digerir seu conteúdo, é a melhor maneira de fazer isso.

Como você tem usado o design para ajudar nas suas campanhas de e-mail marketing?