Como alguém sem conhecimento formal de design conseguiria criar peças de design que gerem resultados reais para campanhas de marketing digital?
Como todo profissional do marketing sabe, adicionar imagens (com boa qualidade) em postagens e anúncios pode facilmente aumentar, consideravelmente, o sucesso de qualquer conteúdo, conseguindo atingir um público maior. Assim também como os infográficos, que são muito poderosos.
Mas a maioria dos softwares não são tão fáceis de usar – principalmente, para os não-designers.
Neste artigo, darei 4 dicas incríveis de design para marketing digital.
1. Use a vantagem do espaço em branco
Antes, “usar a vantagem do espaço em branco” não quer dizer que necessariamente o espaço precisa ser branco.
Pode ser uma cor sólida, um padrão de elementos gráficos ou mesmo uma imagem de foto sutil, como no exemplo abaixo:
Pense no espaço em branco como suporte estrutural para os elementos mais importantes da sua imagem.
Não tente preencher cada espaço da sua peça, do contrário você terá a força da mensagem peça reduzida, diminuindo também a atenção de que a vê. Este é um dos maiores erros dos não-designers.
2. Adicione ícones para apoiar a mensagem
Quando as pessoas rolam as páginas das redes sociais rapidamente, onde seus anúncios gráficos aparecem, ou estão zapeando pelos sites – se me permite o termo de 1900 e bolinha – com toneladas de cliques, é improvável que elas se concentrem em seu texto ou imagem, a menos que outra coisa atenda sua atenção primeiro.
Use ícones para fisgar os olhos dos usuários, para a informação mais rica da sua mensagem e ajude as pessoas a entenderem instantaneamente do que se trata sua página, post ou oferta.
Não tenha medo de usar ícones tão óbvios como esse.
Apenas, certifique-se que o ícone realmente retrata e sintetiza sua mensagem.
3. Escolha a paleta de cores estrategicamente
Como com as fontes, a restrição compensa quando você está selecionando cores.
Dois ou três matizes são muitas vezes abundantes em um espaço pequeno, como um banner.
Quais cores usar?
Seu logotipo e cores da marca são um ponto de partida óbvio. Não vá querer usar verde para peças da Ferrari.
Mas a tecnologia também pode te dar uma forcinha. Há sites que facilitam sua vida na hora da escolha de uma paleta de cores para sua peça de publicidade. Eis alguns:
4. O Call to Action deve chamar a atenção
Parece algo óbvio, não?
Mas é bom refrisar. Nunca se sabe.
Um Call to Action (CTA) necessariamente precisar chamar a atenção do usuário, do contrário ele pode passar pelo CTA e nem percebê-lo. E isso poderia significar deixar de ganhar leads, clientes ou até dinheiro.
Além de destacar ao máximo – calma, sem exagero. Seja elegante – com formatos e posições em destaque e cores fortes, faça testes A/B, sempre que possível, para verificar qual das versões gera mais leads.
Após os resultados do teste A/B, escolha o CTA que tiver maior taxa de cliques e melhor resultado.
Conclusão
Você não precisa ser um designer profissional ou ter formação na área para aplicar técnicas de design em suas peças de marketing e publicidade.
Utilizar técnicas de design aumenta consideravelmente as chances de você obter melhores resultados em suas campanhas de marketing.
Quais técnicas de design você costuma utilizar em suas campanhas de marketing?