Você deve saber que as redes sociais hoje são uma ótima maneira de estreitar o relacionamento entre o seu negócio e o seu público-alvo.

Aliás, a rede social é uma parte importante da sua estratégia de marketing? Se não for, eu ficaria com receio por você! Se você quiser se aprofundar em estratégias de marketing para redes sociais, o blog do Neil Patel é um excelente lugar para você aprender muitas coisas boas. Eu estou sempre por lá!

Mas, calma, não me abandone ainda. Eu tenho algumas dicas excelentes de design para que você melhore a sua rede social.

Você já deve saber que imagens e elementos visuais facilitam que as pessoas tenham vontade de compartilhar as suas postagens. Mas você não pode simplesmente adicionar qualquer foto às suas postagens e esperar que milhares de pessoas as curtem e compartilhem.

Se você usar imagens de baixa qualidade, borradas ou mal editadas simplesmente pode passar uma péssima impressão quanta a qualidade da sua marca, e fará com que menos pessoas a sigam.

1. Escolha as cores cuidadosamente

A cor pode te ajudar ou te prejudicar em relação às campanhas de marketing. Os pesquisadores descobriram que 90 por cento dos julgamentos instantâneos feitos sobre um produto podem ser baseados apenas na cor.

Mas não é só isso, o relacionamento entre as marcas e cores depende da percepção da cor que está sendo usada para a marca ou produto. Uau!

Ao escolher as cores para utilizar nas imagens e textos, você precisa considerar a sua marca. Para obter melhores resultados, alinhe cores com as diretrizes e a voz da sua marca.

Por exemplo, se você tem uma marca leve, inspiradora e criativa, o uso de cores brilhantes e alegres é apropriado. Agora, se a sua marca tem a ver com lanchonetes ou fast foods, talvez seja mais interessante utilizar cores como vermelho e amarelo, por exemplo.

Por exemplo, quando você chega pela primeira vez ao perfil de uma marca no Instagram, você avalia ela com base em toda a grade. Você não olha as imagens, uma por uma, mas sim a aparência geral da página. Portanto, certifique-se de que a página transmite imediatamente o tom e os visuais da sua marca.

Além disso, com o objetivo de criar uma aparência coesa, se você usar filtros do Instagram, você deve se certificar de que está usando o mesmo filtro para todas as suas fotos. É sempre legal manter um padrão.

2. Seja consistente também em relação ao texto e tipografia

Há muitas maneiras pelas quais as marcas podem usar texto e tipografia em suas imagens de redes sociais. Mas precisa ser um texto bem posicionado e relevante.

Quando usamos texto em imagens de redes sociais, o ideal é assegurarmos de que o texto é claro e conciso. De preferência, evite longos textos.

A consistência da marca é o ponto crucial. Assim como as suas escolhas de cores, a tipografia precisa reforçar a sua marca. A consistência e familiaridade permitem que o seu público e clientes reconheçam quem você é e o que você representa, o que ajuda em relação à consciência e lealdade da marca. Se a cada postagem você utilizar uma fonte diferente, com cores distintas, o público ficará confuso e não reconhecerá sua marca de imediato.

Outra dica de design para usar o texto em suas imagens de redes sociais é garantir que, quando você for colocar texto em alguma foto, não utilize fotos com muitos detalhes e texturas. A legibilidade e a clareza são essenciais!

3. Espaço é importante – Menos é mais

Isso pode até ser um pouco cansativo. Quantas vezes você já não ouviu essa frase “menos é mais”? Mas é sempre bom ressaltar a importância disso. E isso é especialmente verdadeiro quando se trata de imagens de redes sociais.

Os princípios fundamentais que qualquer marca precisa considerar ao compartilhar um visual são clareza e concisão. Pense sobre a forma mais simples de poder transmitir a sua mensagem. A interação entre espaço positivo e negativo é a questão.

Quando você está criando imagens e postagens que serão colocadas uma ao lado da outra, você precisa garantir que os assuntos dessas imagens estejam claros. O uso de espaço negativo (a área que envolve os objetos em uma imagem) ajuda a trazer equilíbrio e define o foco do visual.

Quando há muita informação em uma imagem, é fácil a mensagem se perder. Considere por que você está compartilhando uma imagem nas redes sociais e qual é a sua mensagem, o seu objetivo. Então, pergunte se a sua escolha de imagem satisfaz isso.

Por exemplo, se você quiser destacar seu produto, verifique se o seu produto é o foco da imagem. Não inclua fundos cheios de detalhes e texturas, pois não irá ajudar em nada! Apenas irá distrair os usuários.

Conclusão

As imagens são essenciais para qualquer rede social, e saber utilizá-las para criar consistência e equilíbrio para as marcas é algo crucial hoje.

Tudo bem, sabemos que os vídeos estão dominando as redes sociais e cada vez mais os conteúdos são feitos com vídeos em vez de imagens estáticas. Mas nada impede de você utilizar esses princípios de design em seus vídeos. Os vídeos também precisam ser bem produzidos e seguir o tom e padrão visual da marca.

Como você tem usado o design para ajudar nas suas redes sociais?