Um web design feio é um web design ruim?

Não necessariamente.

A beleza – ou a falta dela – nem sempre está ligada à eficácia e efetividade de um design.

Se ele é feio, mas gera resultados e traz dinheiro – ou leads, clientes, seja lá qual for seu objetivo – então, ele funciona e é bom.

Neste artigo, vamos estudar o caso do Craiglist, um site feio pra raio, mas que gerar muito dinheiro. Muito mesmo. De acordo com o Wikipedia, US$ 694 milhões em 2016.

Você sabe, o “Craigslist é uma rede de comunidades online centralizadas que disponibiliza anúncios gratuitos aos usuários. São anúncios de diversos tipos, desde ofertas de empregos até conteúdo erótico”, como diz o Wikipedia.

Interface simples e intuitiva

As categorias da Craigslist são muito fáceis de entender.

Sim, quando você entra no site, parece que é uma bela de uma m*, mas aí você percebe que “Opa! É bem simples de usar isto aqui”.

É muito fácil mesmo. Até minha mãe conseguiu usar, sem dificuldade – desculpa, mãe.

Minha mãe é muito inteligente, mesmo. Mas não está acostumada com computadores e pouco usa o iPhone dela. Portanto, minha mãe é um ótimo ponto de referência para saber se algo apresenta boa usabilidade ou não. Se minha mãe consegue usar, tem usabilidade excelente.

No Craiglist, por exemplo, se você quer procurar por uma bicicleta à venda, é simples. Basta localizar a seção “Vendas” e então, “bicicletas”.

Óbvio, não? Sim! Mas isso em uma única página, sem cliques.

Sem cor, sem banner, sem navegação complicado, sem beleza. Mas funciona e muito bem.

Direto ao ponto

Quer se trate de uma bicicleta, um celular, um carro ou alguma comida para cachorro, os visitantes do Craigslist estão procurando algo ou pretendem vender alguma coisa.

É basicamente isso.

Graças ao design extremamente simples do Craigslist, essas duas tarefas são incrivelmente simples de serem executadas.

O site está 100% focado na realização de duas coisas: permitir que um usuário publique algo e permita que um usuário encontre algo.

Sem encheção de linguiça.

Permanece fiel ao seu propósito

O design básico do site do Craigslist é uma parte importante da sua identidade e marca global.

Todos o reconhece pelo seu site e eficácia.

Apesar das tendências de design em evolução, o Craigslist permaneceu fiel às suas raízes cruas e concentradas.

Alguém que usou o Craigslist em 1999 e ficou congelado no tempo poderia acordar em 2017 e ainda saber exatamente o que fazer com o site.

Uma vez que o objetivo do Craigslist nunca mudou seu foco, o site ainda mantém fácil de ser utilizado mesmo para os adolescentes de 1999 que hoje já estão mais velhinhos (tipo eu).

Conclusão

Quando as empresas fazem redesign de seus sites por qualquer que seja o motivo e não a mudança de foco ou maior geração de resultados, os usuários geralmente ficam confusos e frustrados, quando a mudança é brusca ou mais significativa.

Um redesign faz sentido quando a finalidade do produto muda, novos produtos têm prioridade ou a empresa se reencontra.

Ou seja, se o site funciona, se seu aplicativo te gera dinheiro, se seu software é usado sem reclamações, não mude. Pelo menos, não bruscamente.

Gerar resultados é o que você quer. Se o design feio está gerando resultados, deixe-o feio – tadinho.

Qual site, aplicativo ou produto você acha feio mas que é muito bom?