Uma das etapas mais importantes no processo de UX Design é a fase de teste de usabilidade do seu protótipo ou produto, seja um site, sistema ou software.

Certamente você precisará realizar estudos de usabilidade em algum momento do seu projeto de design. Mas, se você não sabe se seus resultados são utilizáveis e práticos, não poderá garantir uma boa experiência de usuário.

Neste artigo, irei falar apenas sobre recrutamento de usuários para testes de usabilidade. Métodos de usabilidade (muitas vezes observações, entrevistas ou grupos focais) dependem das necessidades dos pesquisadores. No entanto, para cada tipo de estudo de usabilidade que envolve usuários, você precisará determinar um tamanho de amostra preciso para ser recrutado.

Para o recrutamento de usuários, existem 5 métodos principais para seus estudos de usabilidade. Cada um deles tem suas vantagens e desvantagens.

Antes de começar o teste de usabilidade

Antes de começar o recrutamento, você deve:

  • Saber o que você quer estudar em termos de usabilidade e por que.
  • Determinar a metodologia que você usará para estudar isso.
  • Ser capaz de descrever para os participantes os objetivos do estudo e como o estudo será realizado.
  • Ser capaz de explicar aos usuários como realizar sua parte no estudo.
  • Ser capaz de explicar aos usuários como seus dados e quaisquer dados gerados no estudo serão (e não) usados.
  • Saber quantos usuários você precisará recrutar para ter uma amostra representativa.
  • Saber que tipo de usuário que melhor representará sua base de usuários.
  • Saber quais recompensas (se houver) que você oferecerá aos participantes.

Os 5 principais métodos para recrutamento de usuários para testes de usabilidade

A seguir, veremos os 5 principais métodos para você recrutar pessoas para seus testes de usabilidade.

Testes de guerrilha

Teoricamente, este é o método mais simples de recrutamento de usuários. Aqui você pergunta as pessoas se gostariam de participar. Podem ser pessoas no escritório, amigos, pessoas em uma lanchonete etc.

Porém, se você optar por este método, seus estudos devem ser curtos (preferencialmente menos de 15 minutos) e é bom recompensar os participantes com um lanche, café ou algo de interesse deles, que não seja tão caro.

Mas, calma lá! Não intimide as pessoas a participar. Elas provavelmente não serão muito úteis se você fizer isso. Aliás, você se passaria como um chato de galocha.

As desvantagens deste método são que os usuários que você recruta são improváveis ​​de representar perfeitamente sua base de usuários e há apenas uma amostra que você pode ter.

Se você precisa de uma amostra muito grande, este tipo de recrutamento provavelmente não será o ideal. É melhor usá-lo quando você quiser descobrir um pouco sobre os problemas mais óbvios em um projeto antes de desenvolver esse design ainda mais.

Também é importante lembrar que, se os participantes não são seus usuários típicos, seu feedback pode não ser 100% útil quando comparado ao feedback de um grupo mais representativo.

Usuários existentes

Se você pretende realizar testes de usabilidade em algum site ou aplicativo (ou qualquer outro produto) que já tenha usuários ativos, uma das fontes mais fáceis de usuários é a base de usuários existente.

Contudo, não há como ter certeza de que os usuários existentes participarão. Você precisa pedir-lhes para participar. E, para isso, você pode fazer isso o seguinte:

  • Pedir por e-mail.
  • Pop-ups no seu site.
  • Solicitações em seus grupos de rede social.
  • Pedir as pessoas de vendas para chegar a certos clientes.
  • Pedir ao SAC para pedir aos clientes no final de uma chamada.

Este método geralmente fornece feedback muito sólido e útil sobre a usabilidade. No entanto, em muitos casos, não é possível obter usuários existentes para eles gastaram muito do seu tempo (mesmo que incentivado a fazê-lo) e, para estudos mais complexos, você precisará examinar métodos de recrutamento adicionais.

Serviço de recrutamento online

Existem alguns serviços online que você pode usar para encontrar participantes para estudos de usuários, como por exemplo o Craigslist, Usertesting.com, Zero Bug e Lumens Consultoria. Há também agências que oferecem esse tipo de serviço, para avaliar a usabilidade e UX Design de sites e aplicativos.

O Craigslist permite que você publique anúncios específicos para solicitar participantes na pesquisa. Você precisa ser bastante claro sobre os propósitos de sua pesquisa em seu anúncio e destacar os requisitos que você tenha dos participantes (tanto em termos demográficos, quanto em que eles deverão participar e o que eles farão) para obter o melhor resultado disso.

Algumas das desvantagens da Craigslist são que você provavelmente não encontrará especialistas grandes quantidades. A maioria dos usuários da Craigslist está procurando ganhar algum trocado ali.

Banco de dados de usuários

Existem empresas e profissionais que possuem bancos de dados de milhares usuários dispostos a participar de testes de usabilidade. Eles têm uma enorme quantidade de informações demográficas e permitem segmentar seus testes para públicos muito específicos.

O preço pode variar muito para cada agência, e por este motivo prefiro não me arriscar a passar qualquer valor aqui. Quanto à desvantagem é que nem todos os participantes solicitados responderão e ainda pode ser uma dificuldade para obter usuários suficientes se você precisar de um público muito especializado.

Empresas de recrutamento

A melhor maneira de recrutar para pesquisa de usuários, porém bem mais cara, é usar uma empresa de recrutamento de pesquisa de mercado para fazer esse trabalho por você.

Você pode encontrá-los através do Google e o recrutador pode ajudá-lo a elaborar um bom perfil de recrutamento assim como encontrar pessoas para participar.

O problema aqui realmente é o preço. Primeiro, você terá de contratar e pagar a empresa, e ainda terá de pagar por cada usuário que participar dos testes.

Por conta dessa alta despesa, você precisa ter muito cuidado com a pesquisa que irá conduzir, e precisa ser profundo, envolvendo pesquisas com objetivos muito claros que provavelmente resultarão em grandes benefícios comerciais, de fato.

Conclusão

O recrutamento de participantes para estudos de usabilidade é relativamente fácil. No entanto, pode ser caro e demorado.

Enquanto o recrutamento de guerrilha permite um recrutamento rápido, seus resultados podem não ser altamente representativos da sua base de usuários real. As outras formas de recrutamento podem levar semanas ou meses para obter direito e podem começar a custar montantes substanciais de dinheiro.

Particularmente, na minha empresa geralmente, quando o produto a ser testado ainda não possui uma base de usuários, recrutamos pessoas através de redes sociais (como Facebook, LinkedIn e Instagram), mas que fazem parte do público-alvo do produto. Contudo, quando o site ou aplicativo já possui uma boa quantidade de usuários ativos, o ideal é testar com os próprios usuários do produto.

Por fim, o melhor é ser muito claro sobre o que você quer de um estudo e quais são os benefícios antes de investir tempo e dinheiro nessas atividades.

Qual é a maneira que você mais gosta de recrutar pessoas para fazer seus testes de usabilidade?

 


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