As landing pages podem ser descritas como uma página qualquer onde o visitante é direcionado após clicar em um anúncio online ou botão CTA (Call to Action).

Essa página não possui conexão alguma com seu website, é uma página sozinha que só pode ser acessada ou encontrada pelo link presente no seu anúncio. Na maioria das vezes, ela nem mesmo tem um menu que direciona para o site principal.

Landing pages são usadas para tarefas de conversão de usuários e orientadas para venda, tais como:

  • Promoção de novos produtos
  • Capturar assinantes (seja pago ou não)
  • Aumento de vendas e geração de leads
  • Capturar informações e dados através de formulários

A seguir, são apresentadas algumas das melhores práticas para você conseguir o design perfeito para suas landing pages.

1. Simplicidade visual

Landing Page - Melhores práticas

A simplicidade visual leva em consideração todos os elementos da interface de usuário de uma landing page.

Manter a simplicidade visual e um design minimalista é importante porque melhora o foco do visitante e ajuda a mostrar a proposição de valor.

Aqui estão algumas características de simplicidade visual:

  • A simplicidade visual mantém espaços em branco que focam visitantes em CTAs, isolando-os de outros elementos;
  • A simplicidade visual torna mais fácil para os principais recursos e chamadas para a ação se destacar;
  • A simplicidade visual cria contraste ao exibir elementos de uma forma que os faça destacar;
  • A simplicidade visual mantém o fluxo de design, colocando elementos de uma maneira que direciona o usuário para continuar lendo.

2. Uma boa landing page começa com uma boa imagem ou vídeo

As imagens e vídeos corretos nas landing pages irão ajudar a persuadir os visitantes a agir na Call to Action.

Landing Page - Melhores práticas

Uma ótima imagem ajuda a contar a história, demonstra o produto efetivamente e cria uma conexão pessoal com os visitantes.

Uma pesquisa sobre o efeito do vídeo nas landing pages sugere que os vídeos têm mais impacto do que imagens estáticas, onde “71% dos entrevistados confirmam que o vídeo converte melhor do que outros conteúdos”.

Os vídeos ajudam com SEO, mantêm o envolvimento do usuário e explicam melhor o produto ou serviço aos visitantes.

3. A importância da cor

As pesquisas mostram que as cores são uma grande influência na nossa psicologia – na forma como nos sentimos e agimos.

As paletas de cores apropriadas melhoram a interface do usuário e ajudam a orientar o comportamento dos usuários, consequentemente, melhorando as conversões das páginas de destino.

4. Landing page com design responsivo

Já faz um tempo que o design responsivo é uma obrigação dos designers e desenvolvedores. Obviamente, landing pages também devem ter um design responsivo, ou seja, capaz de se adaptar aos diversos formatos de dispositivos (computadores de mesa, tablets, smartphones etc.).

Landing Page - Melhores práticas

As compras online feitas a partir de dispositivos móveis estão crescendo, de modo que os smartphones logo se tornarão uma fonte importante de tráfego para compras e compras feitas on-line.

Para você ter uma ideia, mais de 50% dos usuários deste blog acessam ele via smartphone.

Como as landing pages são orientadas para conversão, é importante entender o potencial do público móvel e se adaptar a esse funil de tráfego.

Landing Page - Melhores práticas

5. Títulos e cabeçalhos cativantes e atrativos

Os títulos são a primeira coisa que os visitantes veem quando chegam a uma landing page e são uma maneira eficaz de envolver visitantes. Considere o título ou cabeçalho como um “gancho” que fisga (ou perde, se for ruim) o visitante.

Você perderá os visitantes se você não os envolver nos primeiros segundos que estiverem na sua landing page. Além de fazer uma impressão, o cabeçalho deve transmitir a mensagem essencial e a proposição de venda única.

Landing Page - Melhores práticas img 5

Um cabeçalho de landing page efetivo é:

  • Persuasivo e cativante;
  • Breve, mas claro, e afirma qual o problema que resolve;
  • Transforma uma sensação de urgência.

6. Call to Actions fortes

Os botões de Call to Action são componentes essenciais de uma ótima landing page e atuam como a principal ponte entre seu produto ou serviço e o usuário.

Algumas dicas para melhorar seus botões de Call to Action (CTA):

  • Mantenha-o acima da dobra e dê ênfase ao CTA primário;
  • Use imagens sugestivas e indicações visuais para direcionar os visitantes em direção ao CTA;
  • Use cores fortes e brilhantes que farão com que os botões CTA se destaquem criando contraste;
  • Use frases naturais e acionáveis para suas CTAs, como “Iniciar agora” e “Obter um orçamento agora”. Evite usar frases simples como “enviar” e “Ok”, porque elas não são tão efetivas em termos de conversão.

7. Use pessoas nas landing pages

O uso de pessoas e rostos amigáveis é uma técnica comprovada para maiores conversões de páginas de destino.

O uso de imagens de pessoas reais e cotidianas em vez de objetos ajuda a criar uma conexão mais pessoal e provoca mais empatia dos visitantes.

As pessoas costumam tomar suas decisões em um nível emocional e subconsciente, criar uma conexão emocional através de imagens é uma técnica muito poderosa.

Mas, muita calma antes de comprar qualquer imagem no Shutterstock. Fotos de famílias cheias de garotinhos loiros de olhos azuis pode não representar seu público-alvo. Talvez na Alemanha.

Então, use os filtros de buscas dos sites como Shutterstock, e busque imagens de pessoas que realmente representem os usuários do seu produto. Do contrário, pode soar bastante superficial e criar um resultado inverso do esperado, distanciando o público.

Conclusão

As landing pages têm o propósito de aquisição e retenção de visitantes, bem como convertê-los em compradores ou assinantes, e atualmente são uma das ferramentas mais populares que os profissionais de marketing usam para gerar leads.

O uso de várias técnicas de marketing e design pode ter um poderoso impacto em seu negócio.

As técnicas de design da landing pages descritas neste artigo são respaldados por dados reais e comprovadamente garantem uma landing page efetiva, de alta conversão e orientada para resultados.

Quais técnicas de design você geralmente utiliza em suas landing pages?


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