Partindo das definições mais comuns de UX Design – ou Design de Experiência do Usuário – podemos perceber que o que é dito como experiência do usuário com um produto, vai além da interação imediata com a interface do produto.

A experiência engloba todas as relações que se têm com o produto (ou serviço), desde o momento em que se observa ou se tem conhecimento da existência dele, passando pelo uso do produto de fato, pelo pensamento do usuário sobre o produto, a sua manutenção até o momento em que se se desfaz dele.

A experiência também vai além da usabilidade do produto, apesar da usabilidade ser um dos pontos cruciais para se ter uma boa experiência do usuário.

E o UX Design pode trazer inúmeros benefícios, tanto para o usuário em si quanto para os negócios.

Portanto, neste artigo, falo pontualmente sobre alguns desses benefícios que podem trazer grandes vantagens competitivas para o seu produto e startup.

Produtos que atendem às necessidades dos usuários

Com um UX Design bem feito, os produtos vão atender às necessidades reais do usuário. Se os usuários estão envolvidos no processo de design, se eles são o foco do projeto, o produto final naturalmente vai atender às necessidades deles.

E isso, obviamente, irá refletir no negócio em si. Se mais pessoas usam e mais pessoas gostam do produto, o negócio provavelmente dará mais certo e trará mais lucro.

Menos retoque no produto final

Já que durante o processo de planejamento e desenvolvimento do produto, o UX Designer tem o usuário como centro do projeto, com pesquisas, estudos das necessidades deles, testes de usabilidade (entre outros), naturalmente o produto precisará de menos retoque depois de estar pronto, depois de ser lançado. O UX Designer já testou efetivamente o produto antes mesmo de seu lançamento!

Essa abordagem é mais barata e mais fácil de corrigir os erros dos produtos, já que a maior parte dos problemas é corrigida durante o desenvolvimento, até mesmo na etapa de esboços! E isso quer dizer economia de tempo e dinheiro.

Reflexo na reputação da empresa

Com um bom UX Design, o produto acaba sendo menos arriscado para a reputação do negócio.

Como assim? Bom, pense na situação oposta: se uma empresa lança um produto com problemas de usabilidade e uma péssima experiência do usuário, é natural que você pense que essa empresa não é tão boa assim. Logo, a reputação da empresa vai por água abaixo. UX é uma medida de qualidade.

Quando uma empresa lança produtos que os usuários adoram usar e que atendem às necessidades deles, a empresa é bem vista – Como a Apple, por exemplo.

Em contrapartida, se você fizer o contrário e não se importar com a experiência de uso, a reputação da empresa irá cair. Com absoluta certeza. Simples assim.

Menos risco de fugir do escopo

A partir do momento em que você tem um bom planejamento da experiência do usuário, e você entende profundamente as necessidades deles e do seu próprio negócio, você terá um escopo bem definido, com objetivos de negócio e de UX sólidos.

Logo, naturalmente quando você se preocupa com a UX e a equipe faz essa parte com cuidado, evita que erros aconteçam em relação ao escopo, como mudança de foco, ou até mesmo projetar direcionado para objetivos errados, diferentes dos objetivos dos usuários e do negócio em si.

Quando o escopo é extremamente bem definido, é muito difícil dar errado, e isso evita desperdício de dinheiro e de tempo, já que o cronograma e orçamento estarão também bem definidos.

Produtos mais competitivos

Com um ótimo UX Design, você consegue desenvolver produtos mais competitivos.

E isso é bem importante, não? A fase de pesquisa da UX significa que você deve saber o que a concorrência está fazendo e como o seu produto será “melhor” que o deles.

É aí que você sai na frente. Porque simplesmente você fez um incrível e poderoso benchmark e análise de mercado.

Conclusão

Um bom UX Design definitivamente pode trazer muitos benefícios para o usuário e para os negócios de fato. Com planejamento e estratégia de UX, você tem custos reduzidos para o desenvolvimento de produtos, porque os projetos são mais bem definidos e seguem um cronograma correto, dentro de um orçamento correto. E isso também gera muita economia.

Além disso, obviamente, temos a questão da própria experiência das pessoas que irã usar o produto desenvolvido.

A satisfação do cliente será muito maior quando o produto for projetado para uma boa experiência de uso. Se a UX para um produto for boa, você terá clientes felizes, o que também irá reduzir o peso sobre as equipes de suporte e os serviços ao cliente.

UX Design sempre é um bom investimento.