O teste de usabilidade é um fundamental no trabalho do UX designer (designer de experiência do usuário) e é uma parte fundamental do processo de UX design, seja para o desenvolvimento de um aplicativo, sistema, site ou seja lá qual for o projeto.

Testes fornecem uma orientação e validação que os profissionais precisam para projetar produtos excelentes. É por isso que as melhores equipes tornam o teste um hábito.

1. Teste o mais cedo possível

Quanto mais cedo você testar, mais fácil será fazer as correções e, portanto, o maior impacto que o teste terá sobre a qualidade do produto.

Muitos designers deixam para testar o produto depois que o produto foi desenvolvido, ou adiam os testes. Claro, todos queremos que nosso trabalho seja perfeito, e é por isso que tentamos evitar mostrar um design que não está pronto.

No entanto, se você trabalha em um produto por muito tempo sem ter feedbacks de usuários reais, as chances são maiores de que você precisará fazer grandes mudanças depois de lançar o produto para no mercado. Aí, as coisas ficam ruins!

É o erro clássico: pensar que você é o usuário e projetar para si mesmo. Se você pode investir energia para aprender cedo e evitar problemas, antes de tudo, você economizará muito tempo depois.

Ao invés de projetar pensando em você ou em sua equipe, projete sempre com foco no usuário final. É isso que chamamos de design centrado no usuário.

2. Defina seus objetivos

Antes de iniciar o teste de usabilidade, defina claramente quais são seus objetivos. Pense no motivo pelo qual você deseja testar o produto. O que você está tentando entender? Pergunte a si mesmo: “O que eu preciso saber dessa parte?” Então, uma vez que você entenda isso, identifique exatamente quais recursos e áreas você deseja obter feedbacks.

Mas, lembre-se: teste com usuários reais e não com desenvolvedores, designers ou profissionais da área.

Aqui estão alguns objetivos comuns:

  • Descubra se os usuários podem completar tarefas especificadas com sucesso (por exemplo, criar uma conta nova, comprar um produto).
  • Verifique quanto tempo eles levam para completar tarefas específicas.
  • Descubra se os usuários estão satisfeitos com o produto e identificam as mudanças necessárias para melhorar a satisfação. Eles precisam gostar de usar seu produto!

3. Prepare cuidadosamente as perguntas e tarefas

Depois de ter os objetivos definidos, você pode definir quais tarefas você precisará testar para responder suas perguntas ou validar suas hipóteses e premissas.

O objetivo não é testar a própria funcionalidade, mas testar a experiência com essa funcionalidade.

4. Recrute usuários do público-alvo

Encontrar as perguntas que deseja fazer é importante, mas é crucial selecionar pessoas que representem o seu público-alvo. Não adiantaria nada você testar seu app com uma criança, sendo que seu produto é para adultos, certo?

Portanto, assim que você tiver alguma ideia do que testar, comece a recrutar.

Recrute cuidadosamente pessoas de acordo com seus objetivos. Mas, é o seguinte: encontrar pessoas para testes de usabilidade não é fácil. Portanto, mantenha em mente que é uma etapa extremamente importante e não a deixe passar em branco.

5. Encare o design como um processo iterativo

Muitas designers pensam no processo de design como um processo linear, que começa com a pesquisa do usuário, tem uma fase para a prototipagem e termina com o teste. Ledo engano!

Trate o design como um processo iterativo.

O teste, tanto como a codificação, design e coleta de requisitos, tem um lugar no ciclo iterativo do design e desenvolvimento de produtos. É importante testar em cada intervalo desse processo, se houver recursos disponíveis. Dessa forma, você garante um aplicativo, site ou sistema de alta qualidade.

Você não pode dar ao luxo de ignorar o teste, porque mesmo uma simples sessão de testes pode acabar com seu produto. Portanto, teste com antecedência, teste com frequência. Em um artigo muito útil, Neil Patel falou como criar um design intuitivo para site e aumentar a conversão.

Você testou seu aplicativo ou site antes de lança-lo? Que técnicas e métodos utilizou para verificar a qualidade da usabilidade do seu produto?